Economia solidária é tema de encontro em Rio Branco

Representantes das três esferas de governo e do movimento da economia solidária estão reunidos em Rio Branco para participar da V Plenária Microrregional do Baixo Acre, Iaco e Purus. O evento faz parte do conjunto de encontros que vêm sendo realizados para agrupar as propostas e eleger os delegados que irão representar o Acre na etapa nacional das discussões.

Representantes das três esferas de governo e do movimento da economia solidária estão reunidos em Rio Branco para participar da V Plenária Microregional do Baixo Acre, Iaco e Purus (Foto: Angela Peres/Secom)

Representantes das três esferas de governo e do movimento da economia solidária estão reunidos em Rio Branco para participar da V Plenária Microrregional do Baixo Acre, Iaco e Purus (Foto: Angela Peres/Secom)

Sob o tema: “Economia Solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável”, o objetivo central é convidar as pessoas que formam o movimento de economia solidária no Acre para refletir sobre as políticas de Estado que devem ser implantadas para melhorar o setor.

De acordo com o secretário de Pequenos Negócios, Carlos Reis, o governo implantou um departamento específico dentro da secretaria para atender as demandas do movimento. Reis anunciou durante o encontro a assinatura de um convênio no valor de R$ 10 milhões para investir na compra de equipamentos para marcenarias, padarias, produção de alimentos e cozinhas comunitárias.

A plenária propõe ampliar os diálogos, articulações de alianças estratégicas, parcerias e convergências com outros movimentos sociais na construção de uma sociedade justa, solidária e sustentável e ainda contribuir para o processo de estruturação e organização do movimento acreano de economia solidária e sua rede de informação e troca de experiência.

De acordo com o secretário de Pequenos Negócios, Carlos Reis, o governo implantou um departamento específico dentro da secretaria para atender as demandas do movimento (Foto: Angela Peres/Secom)

De acordo com o secretário de Pequenos Negócios, Carlos Reis, o governo implantou um departamento específico dentro da secretaria para atender as demandas do movimento (Foto: Angela Peres/Secom)

Francisca Uchôa comercializa sucos e sorvetes em Rio Branco e faz parte do movimento de economia solidária. Segunda ela, encontros como esse são importantes para que as pessoas se atualizem sobre o tema e busquem novas parcerias com o poder público. “Uma das nossas propostas é a realização de pelo menos uma feira por mês, já que nesses momentos ampliamos nossa renda”, destaca a comerciante.

Já o representante do Fórum Estadual de Economia Solidária, Carlos Taborga, completou dizendo que a plenária irá ajudar a traçar o caminho para esse movimento, que tem crescido no país todo. “Vamos defender nossas causas para promover o fortalecimento das políticas públicas para a economia solidária. Estamos em busca desse nosso marco legal, um conjunto de leis para direcionar as ações”, disse.

A V Plenária Estadual de Economia Solidária será  realizada nos dias 20 e 21 deste mês, na Chácara Pedra Linda, localizada na estrada AC-40, quilômetro 13, Ramal Itucumã.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter