Fique atento

Campanha de Erradicação da Febre Aftosa é prorrogada até 15 de junho

Criadores de bubalinos e bovinos têm até 15 de junho para vacinar seus rebanhos. O prazo da 39ª etapa, que se encerraria nesta quinta-feira, 31, foi prorrogado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e informado ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC) nesta quarta-feira, 30.

“Tivemos uma reunião com a equipe da SFA [Superintendência Federal de Agricultura] e fomos informados de que o ministério decidiu ampliar o prazo até junho, tendo em vista que muitas cidades ainda estão recebendo doses da vacina. Assim, o prazo para vacinar vai até dia 15 e a declaração ao Idaf, até 30 de junho”, detalha Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf.

No Acre, a 39ª etapa da Campanha de Erradicação da Febre Aftosa tem como meta vacinar 1,3 milhão de animais de até dois anos de idade. O Estado registra avanços na desobrigação de imunização – se comparado à campanha de 2017, são 900 mil animais a menos.

Retirada da vacinação

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa há 13 anos, por meio de incentivos do governo do Estado, o Acre agora segue para outro desafio, que é a retirada da vacina.

Para isso, o Idaf já iniciou as ações do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (PNEFA) para retirada da vacinação contra a doença, que deve se iniciar em 2019. Acre e Rondônia integram o Bloco 1 do PNEFA.

Além dessa campanha em execução, só serão realizadas outras duas etapas de erradicação no Estado – uma em novembro deste ano e a última em maio de 2019.

“A partir disso, Acre e Rondônia passam a não realizar mais a vacinação. Isso representa mais lucro para os produtores e abrem-se as portas do mercado externo. Ganha o Estado, ganha o produtor”, destaca Queiroz.