Campanha contra paralisia: todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas

Operação Gota utiliza aeronaves da FAB para levar vacinação a 59 comunidades isoladas do Acre

osvaldo_leal_foto_angela_peres_04.jpg

Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, falou sobre a importância da vacinação no combate à doença (Foto: Angela Peres/Secom)

O Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco lançam neste sábado, 19, às 9 horas, no Centro de Saúde Eduardo Assmar, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. Oficialmente, a campanha inicia na sexta-feira, 18, e sábado é o "Dia D" contra a doença.

Em todo o Estado devem ser imunizadas 82.753 crianças menores de cinco anos, cobrindo 100% da população nessa faixa etária. A Secretaria de Estado da Saúde montou 378 postos de vacinação fixos e móveis nas zonas rural e urbana dos municípios e conta com 900 profissionais de saúde e 153 veículos de transporte fluvial e terrestre para atender a população até o fim de setembro, quando se encerra a campanha.

Na primeira etapa da campanha 2009 foram vacinadas 83.145 crianças de zero a cinco anos, representando 100,47% de cobertura vacinal. Com isso, o Acre ficou em primeiro lugar em relação à homogeneidade. Os 22 municípios alcançaram a meta de 95% determinada pelo Ministério da Saúde. "Estamos com indicadores muito bons nas campanhas e na vacinação de rotina nos postos, mas precisamos manter a cobertura", disse Osvaldo Leal, secretário de Estado da Saúde.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda. A doença foi de alta incidência no Brasil em anos anteriores, ocasionando deficiência física em centenas de pessoas. A vacina oral é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o único meio capaz de viabilizar a erradicação da poliomielite no mundo, sendo recomendada para as nações com índices de coberturas vacinais baixos e heterogênicos.

As comunidades isoladas do Acre estão desde a última terça-feira, 15, recebendo todo o cardápio de vacinas do Programa Nacional de Imunização. Convênio com a Força Aérea Brasileira (FAB) possibilita a utilização de helicópteros e a realização da Operação Gota, que percorrerá 59 comunidades em seis municípios (Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Porto Valter e Mâncio Lima). A Operação Gota imuniza crianças e adultos, se necessário, contra doenças como a hepatite B, tétano, gripe e outras, além da poliomielite.

Com a mobilização, o Governo do Estado espera repetir o sucesso da primeira etapa, quando o Acre atingiu proporcionalmente o primeiro lugar de homogeneização na cobertura vacinal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter