Alunos do PEEM Poronga realizam Feira do Jovem Empreendedor em Sena Madureira

Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado e Fundação Roberto Marinho garante a conclusão do ensino médio para alunos com distorção idade-série, além de promover a formação empreendedora dos participantes

feira_empreendedor_marcio_farias_01.jpg
feira_empreendedor_marcio_farias_03.jpg

Estudantes apresentaram resultado do curso de artesanato do Sebrae (Fotos: Márcio Farias/Secom)

Os mais de 120 alunos matriculados na primeira turma do Programa Especial de Ensino Médio, PEEM Poronga, de Sena Madureira, realizaram na noite de terça-feira, 15, a 1ª Feira do Jovem Empreendedor, que aconteceu na escola de ensino médio da rede estadual Dom Júlio Mattioli.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o projeto é uma proposta pedagógica pensada para alunos do ensino médio da rede estadual que se encontram em distorção idade-série, voltado para o mercado de trabalho, para o desenvolvimento de competências e para a formação de cidadania.

Em Sena Madureira, os alunos transformaram a escola numa verdadeira feira de artes, com pinturas, praça de alimentação, salão de beleza e espaço infantil para a criançada brincar. Tudo isso voltado ao aprendizado do curso que os alunos do PEEM tiveram oferecido pelo Sebrae, com duração de dois meses, onde aprenderam a produzir verdadeiras obras de artes com papéis, madeira, garrafas pet, pinturas de lajotas e grafites. Carlos Alberto, pai de um dos alunos, disse que é com alegria que ele acompanhou o desenvolvimento escolar do filho.

Os alunos se disseram satisfeitos com a realização da feira, porque puderam mostrar seus talentos para as mais de mil pessoas que passaram pelo evento, como também demonstraram que o programa está sendo a porta para o futuro de os jovens que apresentam algum tipo de distorção idade-série.

Uma equipe da Secretaria de Estado de Educação, composta pelas coordenadoras Adriana Melo e Edineide Jovino, esteve no município acompanhando os trabalhos dos alunos do PEEM. As representantes ficaram encantadas com os trabalhos realizados pelos jovens, como também o resultado do programa, que vem atingindo seus objetivos. Para os professores, a satisfação maior é poder ver o desempenho de cada aluno.

O coordenador do Núcleo Estadual da SEE no município, Marcos Sampaio, enfatiza o compromisso que o Governo do Estado tem com esses jovens, que estavam atrasados em seus estudos e agora, com a conclusão do ensino médio, dão mais um passo importante em suas vidas.

O PEEM Poronga oferece aos alunos da escola pública do Acre que se encontram em defasagem idade-série escolar, a partir dos 17 anos de idade, a oportunidade de concluir o ensino médio em 18 meses, com um aprendizado de qualidade através da metodologia do Telecurso 2000. Atualmente, o Poronga Médio está com o  114 turmas em funcionamento, atendendo 3.525 alunos no interior e na capital. 

{xtypo_rounded2}

Feiras que serão realizadas

Tarauacá – 16/09/2009 – Escola de Ensino Médio Djalma Batista

Feijó – 17/09/2009 – Praça central da Prefeitura

Rio Branco – 18/09/2009 – Sebrae da Avenida Ceará

Cruzeiro do Sul – 19/09/2009-Praça do Centro Cultural {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter