Caminhos do Acre

Comecei no jornalismo em 1988. Tenho, portanto, 34 anos de carreira registrada na carteira de trabalho, que já nem sei se existe. O jornalismo me proporcionou a possibilidade de conhecer o Acre de ponta a ponta.

Em setembro tive a oportunidade de mais uma aventura nos caminhos do Acre: viajar de Cruzeiro do Sul, via AC-405 até Porto Walter na estrada recém-aberta pelo Governo do Acre em parceria com a prefeitura do município.

Já fui a Manuel Urbano de barco, pelo Purus, já cruzei de Assis Brasil a Sena Madureira pelo Ramal Icuriã, conheci boa parte de nossas reservas indígenas e extrativistas, mas confesso que a viagem de carro para Porto Walter foi especial. E não só por seu ineditismo, mas pela bela paisagem que mistura morros e praias. Morros de uma região quase andina e praias exuberantes do Rio Juruá no verão.

A maioria das pessoas prefere viajar para a praia, para as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Miami, Paris, Londres e não sou diferente, exceto pelo fato de que muito me agrada me embrenhar nas matas acreanas.

Viajar é bom.  Conhecer novos lugares é maravilhoso, mas conhecer o solo sagrado onde nasci, cresci e vivo, faz toda a diferença.

Talvez não seja a sua viagem ideal, mas, se possível, conheça um pouco mais do nosso Acre. Conviva mais com nossa paisagem em transformação. E agradeça, como eu agradeci no retorno. Daqui a alguns anos o ramal vai se transformar em estrada e as idas e vindas serão rotineiras, como são rotineiras novas viagens para Brasileia, Sena, Feijó e Tarauacá.

Entre os solavancos do ramal recém-aberto e as travessias do Paraná e do Juruá Mirim, dentro da selva acreana, há uma paisagem exuberante, um caminho que me leva não só a uma cidade, mas ao meu interior, meu lugar de pertencimento, que faz lembrar da música de Milton Nascimento: “Na luminária da mata/Força que vem e renova… Tu que dás brilho na sombra/Brilhas também lá na praia… minha floresta de joia…”.

Se te animas, te desejo boa viagem.

Charlene Carvalho é graduada em Ciências Sociais, com Habilitação em Antropologia,  Pós-Graduada em Jornalismo Político, atualmente lotada na Secretaria de Comunicação do Estado do Acre.