Projeto vai promover programação artístico-cultural nos bairros da região
Levar apresentações artísticos-culturais às comunidades de bairros distantes do centro da cidade, com o objetivo de fomentar novos pontos de vistas e garantir o acesso aos bens culturais a essas pessoas, é a proposta do projeto Cidade Cultural, coordenado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) do governo do Estado.
A ação terá início na Baixada da Sol, com a quarta edição da Caminhada das Artes, na sexta-feira, 29, a partir das 8 horas. A programação aberta à comunidade, que acontecerá no Teatro Barracão, espaço símbolo da resistência cultural da década de 80, terá oficina de circo com iniciação a malabares, apresentação de teatro de fantoches, exibição de curta-metragem e teatro de sombra.
O Teatro Barracão foi escolhido para a estreia do Cidade Cultural nos bairros por agregar um projeto que traz oficinas, apresentações teatrais e palestras. A comunidade dos vários bairros da Baixada é envolvida pelo projeto, coordenado pela Federação de Teatro do Acre (Fetac), através de um convênio com a Fundação Elias Mansour (FEM) do governo do Estado.
“Saindo do centro para os bairros, levando arte e entretenimento à população que é carente de atividades gratuitas, estamos buscando formar um novo olhar sobre as linguagens artístico-culturais. O Barracão é o lugar ideal para realizarmos essa atividade. Em vez de a população sair dos bairros em direção ao centro, faremos o movimento inverso, levando os artistas aos bairros, valorizando e revelando os talentos dos próprios bairros, bem como o comércio local. As pessoas estão convidadas a participarem da Caminhada, indo direto ao Teatro Barracão ou, se preferirem, podem acompanhar de barco pelo rio Acre”, explica Dircinei Souza, presidente da FEM.
Espalhando arte pelo rio Acre
O diferencial da quarta edição da Caminhada das Artes é o trajeto que será feito de barco subindo o rio Acre rumo à Baixada do Sol. A concentração será a partir de 17 horas, em frente à Fundação Elias Mansour, na Gameleira. O barco levará artistas de vários segmentos culturais, que animarão o trajeto oferecendo aos ribeirinhos música, poesia e contação de histórias.
Outra novidade no barco será a Rádio Humanizar. Nela será transmitida uma programação com música ao vivo, com mensagens direcionadas aos ribeirinhos chamando a atenção para a preservação das águas, os direitos humanos e outros. As pessoas serão convidadas para a Caminhada das Artes.
O barco aportará próximo ao Aeroporto Velho, atrás do espaço cultural Lídia Hammes. Lá os artistas se unem ao grupo de idosos, aos artistas dos bairros da Baixada e aos grupos de dança, seguindo em caminhada até o Teatro Barracão, onde acontecerá um show com os vários talentos reunidos.
Cidade Cultural – Espalhar alegria pela cidade estimulando a troca entre o artista e o público com o objetivo de criar um circuito de arte que abra um espaço para a criatividade popular e para as novas linguagens é a proposta do Cidade Cultural.
Programação
O que: Caminhada das Artes na Baixada da Sobral
Onde: Teatro Barracão – Estrada da Sobral, 425
Quando: 29 de abril – sexta-feira,
08h às 10h Oficina de circo (iniciação a malabares)
10h Apresentação Teatro de Fantoches
11h Apresentação de curta metragem
12h Intervalo
14h às 16h Iniciação a malabares
16h às 17h Apresentação de curta-metragem
17h às 18h Apresentação teatro de sombra
Atividades no Barco
17h Saída do barco até o porto do Aeroporto Velho – concentração em frente à Fundação de Cultura Elias Mansour, na Gameleira