Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Outubro Rosa e Novembro Azul

Diretor do DAPE, João Paulo Silva, discursa durante homenagem (Foto: Assessoria Câmara de Vereadores)

A Câmara dos Vereadores de Rio Branco entregou nesta semana, durante sessão solene, uma Moção de Aplauso aos programas Outubro Rosa e Novembro Azul, coordenados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), que tem como meta alertar para os cuidados com a saúde da mulher e do homem, incluindo a prevenção e o combate ao câncer de mama e de próstata.

A moção, de autoria da vereadora Lene Petecão, foi entregue ao diretor do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (DAPE), João Paulo Silva, e ao técnico da Divisão de Saúde do Homem, Mauro Trindade, que agradeceram o reconhecimento da Câmara Municipal, cuja moção enaltece o trabalho que vem sendo realizado na área da saúde junto à população.

“Fico muito feliz por essa avaliação positiva dos vereadores, através das ações executadas, quanto ao Dape, a Sesacre e ao Governo do Estado. Esse mesmo trabalho que a gente faz de orientação da saúde do homem e da saúde da mulher em Rio Branco, a gente realiza também nos demais municípios acreanos”, destaca Silva.

Saúde em Foco

Durante a sessão na Câmara dos Vereadores, foi anunciado que no próximo mês, três ginecologistas do Acre viajam para participar de uma capacitação para a implantação do DIU (dispositivo intrauterino), que acontece de 6 a 9 de novembro, em Brasília. A recomendação é do Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de ampliar o acesso ao DIU nas maternidades brasileiras, após o parto e pós-abortamento.

A iniciativa do MS pretende reafirmar o direito da mulher engravidar apenas quando ela quiser. No Acre, a Policlínica Tucumã será a unidade referência para a implantação do dispositivo intrauterino e também vasectomia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter