Oportunidade

Câmara abre inscrições para o Missão Pedagógica no Parlamento 2018

Interessados em participar da seleção devem estar atuando nas escolas da rede pública (Foto: Angela Peres/Secom)

Estão abertas até 13 de dezembro as inscrições para a 8ª edição do Missão Pedagógica no Parlamento. O programa, idealizado pela Câmara dos Deputados, vai capacitar professores de escolas públicas de todo o Brasil em educação para a democracia, contribuindo para a valorização da escola como espaço de vivência e valores igualitários.

Para participar, o interessado deve estar trabalhando como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico dos ensinos fundamental ou médio em escola pública, apresentar o Termo de Ciência e Recomendação da escola e não ter participado de edição anterior do Missão Pedagógica no Parlamento.

edital poder ser acessado na página da Câmara na internet: www.camara.leg.br/evc.

O programa

O Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos: uma formação presencial de 40 horas, que será realizada em Brasília, de 4 a 8 de junho de 2018, e outra na modalidade de educação à distância, de 50 horas.

O módulo presencial aborda conhecimentos relacionados à democracia e representação, processo legislativo, o papel institucional da Câmara dos Deputados e as funções do Parlamento, à participação do cidadão, conceitos de educação para democracia e letramento político, o papel da escola para a formação democrática e cidadã, conceitos e experiências de projetos pedagógicos de intervenção.

No módulo à distância serão abordadas a construção e a aplicação de projetos pedagógicos de educação para democracia.

Profissionais selecionados devem participar de formações presenciais e online (Foto: Mágila Campos)

Seleção

O ingresso no Missão Pedagógica no Parlamento 2018 será por meio da participação no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”. Serão oferecidas 16 vagas por estado, totalizando 432 vagas. A inscrição no curso devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico e as vagas serão preenchidas por sorteio eletrônico.

Participarão do Programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 professores, coordenadores ou orientadores pedagógicos com melhor desempenho no curso à distância, sendo dois por estado.

Certificado de participação

Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) com carga horária de 120 horas. Os educadores que forem aprovados no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, mas não forem selecionados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento, receberão certificado com carga horária de 30 horas.