Calafate ganha Base Integrada de Policiamento Comunitário

Governador inaugura Base Integrada de Policiamento Comunitário no Calafate (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governador inaugura Base Integrada de Policiamento Comunitário no Calafate (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Os traficantes ou vão largar as drogas ou vão mudar de endereço. Porque a polícia não vai ser conivente, não vai deixar bandido atuar.” Com esta frase, que arrancou aplausos de quem participava da solenidade de inauguração da Base Integrada da Polícia Comunitária da região do Calafate, o governador Tião Viana iniciou seu discurso na manhã desta segunda-feira, 8.

Integrar o trabalho das polícias civil e militar e a participação da comunidade. Esse é o desafio da Base Integrada da Polícia Comunitária da região do Calafate, que servirá de ponto de apoio para o trabalho de policiamento da região, que abriga treze bairros e milhares de pessoas. A base é a primeira de várias que o governador Tião Viana vai implantar no estado.

A base contará  com um efetivo de trinta policiais militares, além de um delegado da Polícia Civil, com equipe, que prestará atendimento uma vez por semana. O major José Messias, que coordenará a base ligada ao Quarto Batalhão, explica que o local também servirá como ponto de apoio para a comunidade e abrigará palestras e reuniões com associações de bairros.

O desafio da Base é integrar o trabalho das polícias civil e militar e da comunidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Queremos integrar não apenas o trabalho da polícia, mas principalmente com a comunidade. Nossa ideia é aumentar a participação da comunidade nas nossas ações. Aqui nós teremos projetos sociais e educativos, como a Guarda Mirim, e encontros com os moradores, campanhas e cursos”, disse major Messias.

Segundo o comandante da PM, coronel José Anastácio, a base comunitária servirá  de ponto de apoio para o policiamento e terá policiais 24 horas, enquanto as viaturas continuarão a fazer rondas periódicas. “Aqui será o endereço da segurança pública na região do Calafate. Nós temos orgulho da nossa corporação, temos procurado dar cada vez melhores condições de trabalho e esperamos melhores resultados”, observou.

O coordenador da Regional Cinco, Abud Costa, agradeceu ao governo do Estado pela instalação da base comunitária da polícia, que é fruto de reinvindicação de moradores, comerciantes e representantes da comunidade local. “O policiamento já havia melhorado e tenho certeza que com essa melhoria da estrutura a sensação de segurança das pessoas também vai aumentar, o trabalho que a polícia presta vai ser mais completo e terá condições de agir com maior rapidez”, comentou.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jamyl Asfury, destacou que a região do Calafate deixou de ser uma das mais perigosas e se duvidar agora é uma das mais seguras para morar, e colocou o mandato à disposição para elaborar políticas voltadas para a área de segurança.

Comunidade acompanha ato de entrega de Base de Policiamento (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Comunidade acompanha ato de entrega de Base de Policiamento (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Estiveram presentes à solenidade os vereadores Roselane, Lira Morais e Raimundo Vaz. “O governador está aberto para ouvir os representantes do povo e o povo. Ele atendeu nosso pedido porque é um homem sério, comprometido com o trabalho e com a melhoria das condições de vida da nossa população”, disse Lira Morais.

Água 24 horas nas torneiras e 50 ruas pavimentadas através do Programa Ruas do Povo

“Além da base comunitária, que era um pedido antigo dos moradores, o governo também avançou em outras áreas aqui na região, e isso nós precisamos agradecer ao governador Tião Viana”, disse o presidente da União Municipal dos Moradores (Umarb), Gilson Albuquerque.

Galeria de imagens 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter