Caixa altera condições de empréstimos para servidores públicos estaduais

Como parte das ações realizadas pelos governos estadual e federal para minimizar os efeitos da maior alagação do Acre, a Caixa Econômica Federal divulgou alterações nas condições de empréstimos consignados para beneficiar os servidores públicos estaduais.

De acordo com nota divulgada pelo banco, o prazo máximo de contratação foi ampliado de 72 para 96 meses; as taxas de juros foram reduzidas para a partir de 1,60% ao mês. Além da renovação de empréstimos para servidores que recebem o salário em conta na Caixa, que poderá ser efetuada por meio de todos os canais de atendimento, incluindo agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, entre outros.

“A enchente que o nosso estado sofreu, deixou muitos servidores com problemas financeiros, esse novo benefício pode ajudar a estabelecer a economia e a vida familiar dos que foram atingidos”, ressaltou Sawana Carvalho, secretária de Estado de Gestão Administrativa (SGA).

O Procon orienta que os servidores atentem aos cuidados que devem ser observados antes de contratar empréstimos consignados. “É importante que o consumidor avalie se há realmente necessidade, para não fazer uma dívida grande e acabar comprometendo o orçamento”, afirma Francisca Brito, chefe da divisão de fiscalização do Procon.

De acordo com Francisca, é importante pesquisar taxas de juros e jamais contratar empréstimo na rua ou por telefone. A instituição financeira deve dar uma cópia do contrato ao consumidor, informando sobre a taxa mensal e anual de juros, quantidade de parcelas e a soma total a pagar pelo empréstimo.

“Se desejar antecipar o pagamento das parcelas tem direito ao abatimento proporcional dos juros e encargos. O consumidor não é obrigado a contratar seguros para adquirir o empréstimo. Mesmo depois de assinar o contrato se o consumidor achar que foi lesado pode procurar o Procon para fazer uma reclamação”, pontuou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter