Encontro é realizado mensalmente com a proposta de debater o trabalho e as necessidades das associações
A Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), que agrupa 26 entidades que atuam na área de controle social das políticas de saúde, e também na promoção de assistência, prevenção e controle das ações de saúde, reuniu na manhã desta terça-feira representantes das associações para a realização da reunião ordinário que acontece mensalmente. Em pauta neste encontro a apresentação do Plano de Trabalho para 2010, entrega das notas fiscais para prestação de contas, além de assuntos relacionados às demandas de cada entidade.
De acordo com a coordenadora da Cades, Elisama Lima, neste ano as atividades desenvolvidas pela Central ganharam um esforço significativo com a assinatura de um convênio com o Governo do Estado, através do Pró-Acre, para a aquisição do primeiro veículo da Cades. “Em 2010 nossa meta é reestruturar a nova sede. O veículo irá facilitar nossas ações, já que possibilita maior mobilidade”.
Todos os anos, a Secretaria de Saúde firma convênio com a Cades para o repasse dos recursos financeiros. Assim as entidades associadas apresentam seus planos de trabalho, e a Cades fica responsável pela prestação de contas. Durante a reunião foi apresentado o calendário de visitas dos coordenadores da Cades em todas as entidades, para acompanhar as demandas e o trabalho realizado em prol da sociedade.
Para a presidente da Associação de apoio às pessoas que fazem tratamento fora de domicílio, Joselita Medeiros Moura, estes encontros são proveitosos na medida em que cabe a Central o papel de articular as demandas das entidades junto do Governo. “Trabalhamos na orientação das pessoas em relação aos tratamentos, direitos sociais, e com a Casa de Passagem conseguimos também oferecer cuidado”, destacou.