Debate sobre Internet e Política hoje, na Biblioteca Pública

Evento é realizado pela Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com a UFMG, Enap e Governo do Estado

dsc_0023.jpg

Uso das novas tecnologias será abordada no debate em Rio Branco (Foto: Arquivo/Secom)

Um debate abordando a relação entre Internet e Política será realizado nesta quarta-feira, 24, a partir das 14 horas, na Biblioteca Pública do Acre, em Rio Branco. Esse é o quarto debate promovido no Brasil pela Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Escola Nacional de Administração Pública, e no Acre conta com o apoio do Governo do Estado.

O quarto debate faz parte da série de cinco, com o objetivo de promover as reflexões que darão origem a uma coleção de cinco livros intitulada Pensando a Democracia Participativa, a ser publicada pela Cortez Editora.

O primeiro foi realizado em julho de 2008 em Brasília (DF), com o tema República, democracia e participação social. Em dezembro do mesmo ano, o evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, com discussões sobre participação social da juventude. O terceiro teve como tema experiências internacionais de participação, realizado em Fortaleza (CE).

O Programa de Formação de Conselheiros Nacionais tem o objetivo de contribuir para a formação qualificada de Conselheiros Nacionais de Políticas Públicas, Gestores do Governo Federal e Representantes de Organizações da Sociedade Civil.

Além disso, busca criar um espaço de reflexão e troca de experiências relacionadas à participação social e à democratização da gestão do Estado.

O programa é composto pelo Curso de Pós graduação em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, com duração de até 24 meses, e 23 cursos de curta duração oferecidos pela UFMG com a tecnologia de educação à distância.

Os usuários da internet poderão acompanhar, ao vivo, a transmissão do andamento do debate no site do Programa. Para assistir, basta acessar o endereço eletrônico www.ufmg.br/conselheirosnacionais no dia do evento. Um chat também vai permitir que os usuários façam perguntas para os palestrantes.

Tema

As discussões vão abordar assuntos como o uso das novas tecnologias no espaço público; as possibilidades da inclusão digital para promoção da cidadania; movimentos sociais e participação eletrônica; e sobre o uso de portais para promover e garantir a transparência dos governos.

Os palestrantes são Dominique Cardon, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris; Wilken Sanches, do Coletivo Digital; Marcus Abílio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, da Controladoria Geral da União (CGU). A mediação será realizada pelo professor Leonardo Avritzer, da UFMG.

Programação

13h30 (14h30 no horário de Brasília) – Credenciamento

14h00 (15h00 no horário de Brasília) – Composição da mesa:

Leonardo Avritzer (UFMG) – Mediador

Dominique Cardon (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris) – novas tecnologias e espaço público

Wilken Sanches (Coletivo Digital) – cidadania e inclusão digital: possibilidades e limites

15h35 (16h35 no horário de Brasília) -Café

16h00 (17h00 no horário de Brasília) – Composição da mesa:

Marcus Abílio (UFMG) – movimentos sociais e participação eletrônica

Vânia Lúcia Ribeiro Vieira (CGU) -portal da transparência – CGU

17h40 (18h40 no horário de Brasília) Abertura para debate

18h30 (19h30 no horário de Brasília) Encerramento

Local e data

Quarto debate do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais

Tema: Internet e Política

Data e hora: 24/02/2010, quarta-feira, das 14h às 18h30 (15h às 19h30 no horário de Brasília).

Local: Biblioteca Pública do Estado do Acre, Avenida Getúlio Vargas, nº 389. Centro. Rio Branco / Acre.