Cadastro Ambiental Rural alcança mais de 60% das propriedades do Acre

Tião Viana lembra que se no passado foram criados órgãos apenas de fiscalização e punição, hoje o CAR vem para abrir novas oportunidades (Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana lembra que se no passado foram criados órgãos apenas de fiscalização e punição, hoje o CAR vem para abrir novas oportunidades (Gleilson Miranda/Secom)

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 11, o governador Tião Viana anunciou que o governo do Estado conseguiu alcançar 68,9% de todas as propriedades rurais do Acre no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em apenas um ano. Criado pelo Novo Código Florestal, o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégicos para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

No Acre, o registro do CAR ficou sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). A primeira fase de registros durou dez meses, com recursos de R$ 16,8 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Dos cerca de 40 mil imóveis rurais do Acre, foram registrados 27.903, totalizando 93,7% das áreas passiveis de serem cadastradas.

CAR-mais60porcento-thennyson-passos

“Foram todos trabalhando juntos para que possamos construir esse novo modelo de relação. No passado foram inventados apenas sistemas de fiscalização e punição para os produtores rurais. Agora, com o CAR, somos capazes de um trabalho que valoriza a população do campo. Faremos a recuperação, a regularização, a busca pelo crédito e o desenvolvimento rural, que vem por consequência desse bonito trabalho em parceria do governo do Estado, o governo federal e a sociedade”, ressaltou o governador Tião Viana.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, explica que nove postos de cadastro foram criados no estado, sendo três apenas em Rio Branco, além de o CAR abranger as etapas de inscrição, análise e regularização ambiental.

“Tivemos um protagonismo forte do governador Tião Viana para conseguir os recursos para esse projeto, além do esforço dos técnicos e os cadastradores. Tivemos muitos parceiros proporcionando o sucesso do Acre no projeto.”

Carlos Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente

O Acre é um dos estados mais avançados do país no CAR. Enquanto a Região Norte já registrou 69,2% de suas propriedades, o Sul conseguiu apenas 13,7%, o que fez o governo federal anunciar no dia 4 deste mês a prorrogação do prazo de cadastro em mais um ano. O superintendente do Ibama no Acre, Diogo Selhorst, comemora os resultados da integração institucional, que fez com que o Acre fosse o primeiro Estado a anistiar multas a partir do CAR.

“Só aqui o Ibama está completamente integrado ao trabalho estadual do CAR, e estamos com uma experiência exitosa de fazer o Novo Código Florestal acontecer”.

Diogo Selhorst, superintendente do Ibama/Acre

o-que-eles-disseram-11-05-2014

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter