Desde o dia 3 de setembro foi lançado o Cadastro Pet no Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). O cadastro é previsto em uma portaria em que as indústrias, distribuidores e varejistas precisam acessar a página eletrônica do Imac, (www.ac.gov.br/seiam) e fornecer informações sobre o volume de compra e vendas dos produtos embalados em material plástico. Assim será possível prever quanto está sendo descartado no lixo pela comunidade do Acre atualmente.
Nesta quarta-feira, 24, técnicos do Imac visitaram alguns supermercados para reforçar e incentivar os gerentes a realizarem o cadastro. O prazo de cadastramento é até o próximo dia 30, e a falta do cadastro impede a empresa de renovar ou retirar o licenciamento da atividade do comércio no Imac.
A iniciativa propõe que futuramente sejam criados projetos de reciclagem das embalagens PET no Estado, o que reduz o impacto ambiental do consumo humano e pode gerar riqueza e renda. Há aplicações importantes para a reutilização do Pet, como tecidos, lâminas e garrafas para produtos não alimentícios, já havendo projetos importantes sendo desenvolvidos na área de reciclagem, como exemplo o artesanato, confecção de vassouras e assentos.