Cabeleireira que atendia clientes em barco é contemplada com kit salão

O novo salão de Kelly foi instalado em sua própria residência (Foto: Angela Peres/Secom)
Novo salão de Kelly foi instalado na própria residência (Foto: Angela Peres/Secom)

Há oito anos trabalhando com no mercado da beleza, Kelly Katyanne Reis, 37 anos, foi contemplada nesta quarta-feira, 13, com um kit salão, entregue pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN). A cabeleireira ficou conhecida no início do ano por atender as clientes em um barco, no período da alagação do Rio Acre. Moradora do bairro Habitasa, em Rio Branco, Kelly sustenta a família com dinheiro que ganha na profissão.

“Antes da alagação eu atendia em domicílio e em um ponto alugado. Além do espaço, os equipamentos também eram da dona do salão. Quando o rio transbordou me vi em uma situação difícil, foi quando resolvi atender as clientes em um barco”, lembra a cabeleireira, que agora montou o próprio negócio com o apoio do Estado.

Kelly atendendo uma cliente em uma canoa durante a alagação (Foto: Marcos Vicentti)
Kelly atendendo cliente em um barco durante a alagação (Foto: Marcos Vicentti)

A maior enchente já registrada na capital causou muitos prejuízos para a população, inclusive para a família de Kelly, conta o marido e sócio José Maria Reis: “Perdemos muita coisa. A água entrou em casa e tivemos que nos alojar na parte de cima do salão”.

Com a vazante, a família retornou para casa, mas uma nova mudança já está prevista para os próximos meses. O casal e os três filhos serão contemplados com uma casa na Cidade do Povo. “Estamos ansiosos para conhecer nosso novo endereço. Não quero ter que passar por outra alagação nunca mais”, afirmou José.

O novo salão de Kelly foi instalado em sua própria residência. Com os novos equipamentos, ela pretende conquistar mais clientes. “A minha cadeira era improvisada, agora eu tenho uma nova e muito confortável. Também não tinha máquina de cortar cabelo, por isso meus serviços eram específicos para as mulheres. Agora, já posso começar a atender homens e ampliar meu rendimento”, destacou, empolgada com a aquisição.

“A secretaria tem o papel de levar mais oportunidades aos cidadãos acreanos, como a Kelly, que nos procurou, apresentou sua proposta de empreendimento e já foi contemplada com um kit salão para montar seu pequeno negócio, para que, desse modo, possa ampliar a sua renda familiar”, frisou Henry Nogueira, titular da SEPN.

Qualificação

sepn3A vida de Kelly Reis começou a mudar em 2014, quando ela fez o curso de cabeleireira ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Antes de fazer o curso do Pronatec, eu trabalhava na informalidade. Somente quando recebi meu certificado, pude alugar meu ponto e montar meu próprio negócio”, destacou.

Com um faturamento médio de R$ 1,7 mil mensais, a empreendedora comemora a nova fase. “Já tenho meu certificado profissional e meus equipamentos. Só preciso avisar às clientes que estou de volta à ativa.”