Brasileia inaugura a mostra itinerante da Viver Ciência

Nesta quarta-feira, 24, pela primeira vez fora do circuito Rio Branco-Cruzeiro do Sul, o município de Brasileia, no Vale do Alto Acre, recebeu a edição da Viver Ciência Itinerante. Esse é um novo conceito na prática de ensino no Acre: a interiorização da mostra, do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, (SEE).

A expectativa é de que ao menos 5 mil alunos, de mais de 20 escolas estaduais e municipais,  visitem os espaços instalados no Centro Estadual de Educação Permanente, (Cedup), durante todo dia desta quinta-feira, 26. A iniciativa tem o apoio da administração da prefeita Fernanda Hassem e conta com pelo menos 10 atividades, entre oficinas de matemática, visitação do espaço cósmico e também do planetário.

Marcos Brandão: “A ideia é dar sentido aos conteúdos que estão sendo ensinados em sala de aula, só que de um modo prático” (Foto: Assessoria SEE)

A Viver Ciência Itinerante, antes de tudo, é uma agenda importante do governo Tião Viana, segundo o entendimento de que educação não se faz apenas em sala de aula, mas deve ser compartilhada com a comunidade e levada à prática, dando oportunidades para todos.

O secretário de Educação, Marco Antônio Brandão, explica que “o projeto é construído a partir de uma grande feira composta pelo que há de melhor hoje em nossa pasta, que são instituições como o Centro de Línguas e o Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia”.

“A ideia é dar sentido aos conteúdos que estão sendo ensinados em sala de aula, só que de um modo prático, saindo da teoria para a experimentação”, ressalta Brandão.

Para a prefeita Fernanda Hassem,  a Viver Ciência Itinerante é uma oportunidade valiosa para que os estudantes da rede pública, tanto de escolas estaduais quanto das municipais, inclusive aqueles do município vizinho de Epitaciolândia, possam descobrir experiências novas no âmbito escolar.

“Temos um ganho muito grande para a nossa comunidade escolar, ao receber atividades como essas. Em um tempo onde as informações circulam rápido, é magnífico oferecermos esta oportunidade a nossos alunos de explorar o conhecimento na prática”, considera Fernanda Hassem.

Presentes à cerimônia de abertura estiveram o assessor da Secretaria da Juventude, Weverton Matias, a diretora do Cedup de Brasileia, a deputada estadual Leila Galvão, e Cecília Carvalho, coordenadora-geral do Núcleo da Educação em Brasileia. Também participaram da solenidade estudantes do maior programa de alfabetização da história do Acre, o Quero Ler, além de alunos das escolas Belo Porvir, Kairala José Kairala e Instituto Odilon Pratagi.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter