crianças saudáveis

Governo investe na capacitação de servidores para implementar suplementação

Crianças atendidas pelo programa de suplementação ficam com o sistema imunológico fortalecido (Foto: Arquivo Sesacre)

A oficina de trabalho do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) e do Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) foi realizada na quarta-feira, 24, na Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

O objetivo da oficina é capacitar os funcionários da atenção básica para implementação de novos nutrientes, sendo a vitamina A destinada a crianças de seis meses a cinco anos, e o ferro às crianças de seis meses a dois anos de idade.

Essas vitaminas são importantes para a saúde das crianças, já que melhoram o sistema imunológico, reduzindo o número de crianças doentes, e consequentemente, o número de mortalidade infantil.

De acordo com Deltrine Cardoso, gerente da Divisão de Alimentação e Nutrição da Sesacre, o governo manda as doses da vitamina A e os municípios distribuem. Já as doses de ferro o governo disponibiliza o recurso e o município fica responsável pela aquisição.

“Quando nós investimos em micronutrientes, estamos investindo na verdade em capital social, porque essas crianças que são suplementadas nessa fase da vida, serão, futuramente, pessoas mais capazes, mais inteligentes e mais hábeis”, disse.

A coordenadora do programa Saúde na Escola pela Secretaria Estadual de Educação, Ariane Farias, explica a participação do Saúde na Escola nessa oficina. “É muito importante nossa participação, pois o público alvo dessa suplementação são crianças que em sua maioria estão nas escolas e creches.  Aqui poderemos adquirir conhecimento e ainda repassar aos pais e responsáveis pelas crianças, alertando sobre a importância de levar seus filhos às unidades básicas de saúde para tomar a suplementação”.