Bons negócios

Indústria cerâmica traz aquecimento para a economia do Estado com geração de emprego e promessa de produtos com alto índice de qualidade

 

ceramica_telha_norte_foto_angela_peres_5.jpg

Indústria cerâmica gera empregos diretos e aquece a economia da região. Foto: Angela Peres/Secom

A experiência de três gerações de uma mesma família na indústria ceramista começa a movimentar a economia do município de Acrelândia e região. Inaugurada na sexta-feira com a presença do vice-governador César Messias, a fábrica Telha Norte começou a produção de tijolos nesta segunda-feira, 21, concretizando a primeira etapa do projeto que prevê a fabricação de telhas e de outros 30 produtos.

A instalação da indústria no município é resultado de ações realizadas pelo Governo do Estado, prefeitura de Acrelândia, e Comissão da Política de Incentivos às Atividades Industriais no Estado do Acre – Copiai/AC, cujo foco é criar ambiente favorável para o desenvolvimento de projetos da iniciativa privada em todo o Estado. "Os indicadores apontam crescimento de 1,29% na geração de empregos com foco na construção civil e indústria. Empreendimentos como este só vêm reforçar isto", avalia o vice-governador César Messias.

Quando tiver em pleno funcionamento, a fábrica terá gerado mais de 60 empregos diretos. Nesta fase, emprega em torno de 30 trabalhadores para produzir 300 mil tijolos ao mês. Em seis meses deverá chegar a confeccionar 80 mil peças por dia, além de iniciar a fabricação de telhas de barro que deverão chegar ao mercado local com preço 50% menor.

A abundância das matérias-prima, argila e resíduo de madeira, foi apenas um dos motivos que levou o empresário Nilson Francisco da Costa a mudar do município de Teodoro Sampaio, interior de São Paulo, para Acrelândia. Incentivos fiscais por meio da Copiai,  apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e da prefeitura do município reforçaram a escolha.

O investimento, na ordem de R$ 1,5 milhão, é realizado com financiamento de 100% do Banco do Amazônia, com recursos do FNO. "A aposta destes empresários na região gera trabalho para o município com melhor distribuição de renda. Esta empresa aqui fortalece o pólo industrial de Acrelândia, onde está prevista a instalação de outras fábricas", afirma o prefeito Vilseu Ferreira citando ainda a implantação de uma indústria de reciclagem de lixo e de fábricas de banana e cosméticos. O EIA/Rima da área está na fase final. "O Acre tem muito a crescer. Acrelândia está localizado numa região importante do Estado e todos os incentivos estimulam a nossa permanência no local", disse o empresário.

Mais qualidade

Para atender a exigência da legislação ambiental, a indústria de cerâmica adquiriu maquinário de alta tecnologia para o setor, com motores projetados para reduzir em 30% o consumo de energia elétrica e gerar menos poluentes. "Temos a preocupação de que nossa indústria ofereça o mínimo de prejuízos ao meio ambiente", garante o empresário Jader Lopes Costa, um dos sócios da empresa.

Um programa de qualidade para a cerâmica vermelha, desenvolvido pela Funtac, Senai, Sindicato das Cerâmicas, Sebrae, Imac e Inmetro, impõe um padrão para os produtos fabricados no Estado. "Temos um forte programa de qualidade na cerâmica. Este controle de qualidade é importante para garantir mais segurança para o consumidor e para o mercado", ressalta o presidente da Funtac, César Dotto.