Bombeiros participam de curso de prevenção e combate a incêndios florestais

Esta semana retornaram ao Acre cinco bombeiros militares que participaram do IV Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – CPCIF, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Durante o curso, os militares foram capacitados com técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais em diversos biomas brasileiros, além de outras disciplinas, como perícia de incêndios, orientação e navegação, busca de pessoas perdidas, resgate de vítimas nos planos vertical e horizontal, atividades em ambiente aquático, atendimento pré-hospitalar, sobrevivência etc.

Cinco bombeiros acreanos participaram do do IV Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – CPCIF Foto: Cedida

O tenente Freitas Filho, um dos participantes, comentou a experiência: “a participação no curso foi uma experiência ímpar em minha vida. Os desafios que fomos submetidos e a privação de elementos básicos para sobrevivência, me proporcionaram grande evolução pessoal e profissional”, argumentou.

Ele diz também que haverá uma evolução no combate às queimadas e resgate. “Os conhecimentos adquiridos, com foco especial na prevenção, serão fundamentais para darmos um grande salto evolutivo na maneira como lidamos com incêndios florestais em nossa região. Além disso, a atuação de resgate de vítimas em áreas silvestres também foi bastante explorada”.

Através dessa capacitação, a instituição inicia uma nova era nas atividades de incêndios florestais, bem como no atendimento a ocorrências em áreas de mata fechada.

Os militares serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e responsáveis pelo desenvolvimento de uma nova doutrina de prevenção e combate a incêndios Foto: Cedida

Os bombeiros militares que participaram do curso foram  o 2º Ten BM Freitas Filho, 2º Ten BM Athos, 2º Sgt BM Hildebrando, Sd BM J. Nascimento e Sd BM Danilo.

Foram 30 dias muito intensos

Com uma coordenação de quase 30 bombeiros, entre instrutores e monitores, os turnos não tinham momentos ociosos, explica o  2º Sgt BM Hildebrando. “Passamos duas semanas no DEP – Departamento de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, uma semana no Oeste Bahiano e uma semana em aérea de matas e montanhas – Chapada Diamantina. Além disso tivemos a oportunidade de ter instruções no IFBA – Instituto Federal da Bahia, UFBA – Universidade Federal da Bahia. Conhecemos na prática os três Biomas Bahianos – Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, além dos Ecótonos ali presentes”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter