Bombeiros: heróis que salvam vidas

Bombeiros atuam de forma ativa durante os períodos críticos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Bombeiros atuam de forma ativa durante os períodos críticos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Neste sábado, 2, é comemorado em todo o país o Dia do Bombeiro. A data foi decretada oficialmente no Brasil em 1954. No Acre, por meio do decreto estadual nº 154, de 28 de março de 1990, foi estabelecida a autonomia administrativa e financeira do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (Cbmac).

Em 2006, a lei nº 1.776, publicada no Diário Oficial do Estado, fixa o efetivo do Cbmac, criando um percentual de 10% de efetivo feminino em relação ao masculino.

A profissão bombeiro, em si, entra em cena nos momentos de crise, para debelar incêndios ou resgates e apoio durante as enchentes. Esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas, mesmo pondo em risco a própria vida.

“Além de servirem para debelar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes e desaparecimentos em florestas e matas”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gundim.

No Acre, a Semana do Corpo de Bombeiros se encerra neste domingo, 3, com a Corrida do Fogo, com saída em frente ao Comando-Geral, na Estrada da Invernada. Durante todo o sábado e domingo, uma mostra de equipamentos estará no Via Verde Shopping, para que a população conheça mais a fundo a profissão e as situações a que os bombeiros se submetem no dia a dia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter