“O Projeto Bombeiro Mirim me ajudou a ter bom comportamento, boas notas na escola e mais responsabilidade”, relatou Henrique Silva de 13 anos. O adolescente faz parte da ação que envolve cerca de 800 garotos com idades entre 12 e 14 anos em todo o Acre.
Henrique, que é aluno do sétimo ano ba rede pública, descreve que participar do Bombeiro Mirim é um marco em seu desenvolvimento. “Aqui, com meus colegas e os nossos professores, aprendi a respeitar o próximo. Sempre quis ser dentista, mas hoje pretendo ingressar também no Corpo de Bombeiros, pois estou encantado com o que aprendi até agora”, disse o garoto.
O Programa Social Bombeiro Mirim, coordenado pelo Corpo de Bombeiro Militar do Acre (CBMAC), iniciou-se em abril de 2010 no Acre, com o intuito de ajudar os adolescentes da rede pública de ensino na formação do caráter por meio de aulas práticas e teóricas ministradas por instrutores qualificados.
Princípios de bombeiros são repassados aos adolescentes
De acordo com o subtenente José Brito, o curso tem duração de dez meses e oferece valores de instrução militar, como hierarquia e disciplina, ética e civismo, além de natação, mergulho, noções de primeiros socorros, de combate a incêndios e de salvamento, políticas antidrogas, ambiental e em saúde, entre outras atividades.
“Trabalhamos com 270 jovens na capital. Nossa intenção é ajudar no processo de desenvolvimento social desses adolescentes com as doutrinas que eles aprendem na corporação. Outro detalhe importante é que firmamos uma parceria com o Centro de Estudo de Línguas do Estado [CEL], para oferecer aulas de espanhol aos nossos alunos”, explicou o subtenente.
Como fazer para ser um bombeiro mirim?
Para fazer parte do projeto, o adolescente entre 12 e 14 anos tem que apresentar boas notas e ser aluno da rede pública de ensino. Paralelamente ao ano letivo, as inscrições só podem ser feitas no início do semestre na própria escola, pois a coordenação disponibiliza vagas para as escolas próximas aos locais onde se realizam as atividades.