saúde

Boletim apresenta dados sobre atendimento a queimados na emergência do PS

Resultado de produto do mestrado em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), elaborado pela mestranda Mônica Nascimento, servidora do Pronto-Socorro de Rio Branco, o boletim informativo sobre o atendimento aos queimados na Emergência tem como público-alvo os colaboradores da unidade, demais profissionais e acadêmicos da área de saúde.

Em 2019, no Juruá, um incêndio em uma embarcação vitimou 18 pessoas, que sofreram graves queimaduras. Foto: Cedida/Arquivo

Lançado este mês, o documento deverá ter periodicidade trimestral, com temas para atender a demanda regional em relação à regeneração tecidual, podendo contar com fluxogramas, imagens, quadros e ilustrações que facilitem o entendimento do leitor.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de um milhão de brasileiros sofrem queimaduras todos os anos. As queimaduras geralmente ocorrem por negligência, e são lesões desencadeadas por agentes físicos, térmicos ou químicos sobre a pele. O manuseio dos fogos de artifícios e outros objetos explosivos, líquidos em altas temperaturas, o uso do álcool para acender o carvão na churrasqueira e a presença de crianças em cozinhas são considerados como os principais causadores dessas lesões.

Confira o Boletim Informativo na íntegra.