atualização

Boletim Alagação – 31 de março

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, informa que às 18h desta sexta-feira, 31, o nível de medição do Rio Acre, em Rio Branco, esteve em 17,42m, ultrapassando a cota de alerta (13,50m) e também a cota de transbordamento (14m).

Boletim do Acolhimento

De acordo com o Boletim do Acolhimento, cinco municípios foram atingidos por cheias, sendo eles: Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia, Xapuri, Sena Madureira e Porto Acre. Há um total de 1.248 famílias desabrigadas, totalizando 4.312 pessoas.

Rio Branco

Famílias desabrigadas: 906

Pessoas desabrigadas: 2.955

Assis Brasil

Famílias desabrigadas: 97

Pessoas desabrigadas: 493

Brasileia

Famílias desabrigadas: 122

Pessoas desabrigadas: 435

Epitaciolândia

Famílias desabrigadas: 64

Pessoas desabrigadas: 215

Xapuri

Famílias desabrigadas: 29

Pessoas desabrigadas: 95

Sena Madureira

Famílias desabrigadas: 15

Pessoas desabrigadas: 66

Porto Acre

Famílias desabrigadas: 15

Pessoas desabrigadas: 53

Obs: Os números podem sofrer alterações de acordo com o horário de divulgação deste boletim.

Confira o relatório direto no site do Corpo de Bombeiros.

Cinco municípios do Acre decretaram situação de emergência devido a cheia: Rio Branco, Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri.

Apoio do Governo Federal

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, estiveram em Rio Branco para acompanhar os transtornos causados pelo transbordamento dos principais igarapés da capital e do Rio Acre.

Plano de Contingência e campanha #JuntosPeloAcre

Em reunião, ainda na madrugada da última sexta-feira, 24, o governador Gladson Cameli esteve com representantes do governo estadual e da Prefeitura de Rio Branco, quando estabeleceram ações estratégicas conjuntas em apoio à população afetada pela forte enxurrada que atingiu a capital acreana e municípios vizinhos. (Ciosp).

O governo lançou a campanha #JuntosPeloAcre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd).

O intuito da campanha é arrecadar insumos, desde cestas básicas, água mineral, material de higiene pessoal, roupas tamanho adulto e infantil e fraldas para bebês. Também podem ser doados colchonetes, colchões, lençóis, cobertores e outras roupas de cama, além de água mineral e ração para animais.

As doações podem ser feitas, entre às 8h e 20h, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), em frente à Praça Plácido de Castro, no centro da capital.

Em caso de emergência ligue 193

Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp), por meio do 193.