Boletim 18/03/2015 – Manhã

cabecalho-boletim-alagacao-2015Na manhã desta quarta-feira, 18, o Rio Acre vem mantendo seu nível em 15,22 metros. Em 15 horas, o manancial diminuiu 16 centímetros. O nível apresentado ainda não permite o retorno das famílias para suas casas em segurança, de acordo com recomendação Defesa Civil.

A prefeitura, o governo do Estado e o Exército Brasileiro continuam mobilizados na Operação Volta pra Casa das famílias que estão nos abrigos. Também está sendo realizada a Operação de Limpeza nos bairros que foram atingidos, mas que o rio já baixou. Ainda há 12 bairros alagados.

Interior do estado e Rio Madeira

Em Tarauacá o rio continua apresentado vazante, e de 6 às 9 horas desta quarta-feira baixou 10 centímetros. Na medição das 9 horas, o Rio Tarauacá mediu 8,40 metros.  Da mesma forma, o Rio Acre, em Brasileia, desceu nove centímetros, registrando nesta manhã o nível de 5,86 metros.

As cidades de Xapuri, Capixaba e Cruzeiro do Sul estão com as estações telemétricas da Agência Nacional de Águas (ANA) em manutenção, por isso não há sem leitura dos níveis dos rios.

O nível do Rio Madeira, na região do Abunã, segundo a medição da Agência Nacional de Águas (ANA), às 9 horas desta quarta-feira, registrou a marca de 21,84 metros, continua baixando lentamente.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economize água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar no aumento da demanda de água.

As secretarias de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral.

Saiba mais no endereço:http://www.agencia.ac.gov.br/acre/secretaria-de-saude-da-orientacoes-sobre-cuidados-durante-a-enchente.

Doações

Coordenado pela primeira-dama do município, Gicélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou uma das campanhas de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados. O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

Outro movimento, o Acre Solidário, é coordenado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do Estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações. Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Também podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

rodape-acre-solidario-2015