Boletim 13/03/2015 – Noite

cabecalho-boletim-alagacao-2015Boletim integrado governo do Estado e prefeitura de Rio Branco

A sexta-feira, 13, foi de estabilidade no nível do Rio Acre em Rio Branco. Durante todo o dia, o nível do manancial alternou apenas três centímetros. Na medição das 18 horas, a cota é de 16,20 metros.

A responsabilidade pela estabilização são as fortes chuvas registradas na última quinta-feira na região do Alto Acre e o alto volume de água que chega a capital por causa da vazante do Riozinho do Rola.

De acordo com o monitoramento da sala de situação, é provável que o rio apresente vazante nas próximas horas em Rio Branco, já que não houve chuvas significativas durante o dia.

A previsão é de que até este domingo, 15, em Rio Branco, ele continue baixando e atinja uma cota dentro da faixa dos 15 metros.

Os 15 abrigos que ainda estão em funcionamento em Rio Branco reúnem 2.204 famílias. 810 famílias que foram desabrigadas já retornaram para casa.

Em mais um dia o Riozinho do Rola apresentou sinal de vazante. Na medição das 18 horas, o nível é de 15, 64 metros

Interior do estado e Madeira

Depois de sofrer a maior alagação da história, a região do Alto Acre não apresenta preocupação, já que o nível do Rio Acre nos municípios permanece dentro dos padrões normais.

Em Assis Brasil, segundo medição das 18 horas, o nível é de 4,53 metros. Em Brasileia, a cota é de 4,96 metros.

Dois municípios preocupam a Defesa Civil no momento – Porto Acre, onde o Rio Acre desabriga moradores do município, e em Sena Madureira, onde o nível do Rio Yaco continua aumentando, e às 18 horas alcançou 16,81 metros. Esse nível representa 1,40 acima da cota de transbordamento.

A enchente no munício já atinge 632 pessoas, entre desabrigadas e desalojadas.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economize água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar o aumento da demanda de água.

As secretarias de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral. Saiba mais no endereço:

Saiba mais no endereço:http://www.agencia.ac.gov.br/acre/secretaria-de-saude-da-orientacoes-sobre-cuidados-durante-a-enchente.

Doações

Coordenado pela primeira-dama do município, Gicélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou uma das campanhas de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados. O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

Outro movimento, o Acre Solidário, é coordenado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do Estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações. Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Também podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

rodape-acre-solidario-2015

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter