Boletim 05/03/2015 – Manhã

A manhã desta quinta-feira, 5, começou com uma boa notícia para a população de Rio Branco. Depois de 11 dias acima da cota de transbordamento, o nível do Rio Acre apresentou sinal de vazante.

Na medição das 9 horas, a cota do manancial está em 18,32 metros. São menos oito centímetros do maior nível já registrado na capital acreana, quando, às 17 horas de quarta-feira, 4, o Rio Acre alcançou a cota histórica de 18,40 centímetros.

Em Rio Branco, prefeitura e governo montaram 25 abrigos que recebem 2.660 famílias desabrigadas, o que corresponde a 9.251 pessoas.

Na região do Alto Acre, nos municípios de Assis Brasil (6,25 metros), Brasileia (5,56 metros) e Xapuri (8, 41 metros), houve aumento no nível do Rio Acre. Mas, segundo a coordenação da Defesa Civil Estadual, o motivo foram as fortes chuvas que ocorreram na região e não representam, no atual momento, a possibilidade de uma nova enchente nesses locais.

A preocupação maior é com Tarauacá e Sena Madureira. No primeiro, o nível do rio de mesmo nome subiu e apresentava às 9 horas da manhã desta quinta, 5, 8,62 metros – bem próximo da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros.

Já em Sena Madureira, o nível do rio Yaco continua subindo. Às 9 da manhã, a medição mostrava o nível de 16,29 metros.  No município já são 358 pessoas estão desabrigadas.

A Defesa Civil Estadual também monitora constantemente o nível do Rio Madeira, na região do Abunã. Na medição realizada às 6 horas pelos bombeiros do Acre que estão na região, o nível era de 21,82 metros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter