Blocos carnavalescos caem na folia

Cerca de vinte blocos desfilam na avenida Amadeo Barbosa apresentando uma mostra da diversidade cultural do carnaval de rua

dsc_00062df05s40d5f04sf.jpg

Representantes dos blocos se reúnem com coordenação do carnaval 2011 para definir ordem de desfile e apresentação (Foto: Assessoria FEM)

Tradição da folia momesca, os blocos carnavalescos com sua diversidade cultural participam da programação do carnaval 2011, organizado pelo governo do Estado e prefeitura de Rio Branco.  A ideia  é revitalizar a identidade cultural do carnaval de rua, por meio dos blocos que representam as várias comunidades e bairros da capital.

Em reunião na última sexta-feira, 25,  entre a comissão organizadora do carnaval e os cerca de vinte  representantes dos blocos,  que participam da programação, forma definidos alguns critérios como horário e dia em que cada grupo entrará na avenida. De sábado, 4, a terça-feira, 8, os grupos desfilam na avenida Amadeo Barbosa, a partir das 19 horas. A concentração será em área reservada do 14 BIS.

Serão 1400 metros de trajeto para o desfile, num espaço  com estrutura montada com arquibancadas, camarotes, bares, tendas, segurança, atendimento do Samu e outros serviços.  Alguns blocos serão acompanhados por carro de som da organização, outros por bateria própria. No domingo e terça-feira, os Bonecos Gigantes da FGB desfilarão na avenida.

Durante o encontro foi apresentado o tema do carnaval 2011: “É o povo na avenida festejando a vida”, pelo publicitário Davi Santo-Sé.

“O carnaval evoluiu muito nesses doze anos. Neste ano, foi reformato com uma nova costura, uma ideia conceitual do novo governo do Estado. É a festa do povo para ele se ver. Não é um carnaval espetáculo, mas de participação”, explicou o publicitário.

Para o empresário Sílvio Cardoso, coordenador do bloco Urubu com Xicória, do bairro Universitário, a iniciativa de revitalizar os blocos é de extrema importância para as comunidades.

“Os blocos são familiares, são oriundos de comunidades onde muitos deles realizam trabalhos sociais. Essa ideia do governo e prefeitura de levarem os blocos pra avenida como parte da programação é positiva. É uma forma de dá visibilidade, trabalhar com a cultura, com a diversidade, pois existem grupos afro, de enredo, de embalo, de sujo, de homens que se vestem de mulher, alternativos e outros”, comentou o empresário.

Profissionalização – Um outro aspecto levantado na reunião foi o aprimoramento e profissionalização dos blocos. Segundo Nena Mubarac, membro da comissão organizadora, existe a possibilidade de logo após o carnaval ter início uma capacitação envolvendo as agremiações.

“Pretendemos aprimorar as experiências propondo a troca com outros estados que possuem tradição de blocos carnavalescos como Recife e Rio de Janeiro. Seria inovar em termos de organização”, disse Mubarac.

O presidente da FGB, Marcos Vinícius Neves afirmou a necessidade e a intenção dos governos municipal e estadual, de valorizar a organização dos blocos com foco nas comunidades, garantindo desta forma, a participação popular com suas tradições, alegria e diversidade de manifestações carnavalescas.

Leia a ordem de apresentação dos blocos no Carnaval 2011.