Hospital Ary Rodrigues será extensão do Hospital das Clínicas

Senador Guiomard será referência no atendimento para os municípios do Acre

governador_visita_hospital_do_quinari_foto_sergio_vale_9.jpg
governador_visita_hospital_do_quinari_foto_sergio_vale.jpg
governador_visita_hospital_do_quinari_foto_sergio_vale_5.jpg

Hospital foi reformado e ampliado e está pronto para atender pacientes da região (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Hospital Geral Dr. Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, vai funcionar como extensão do Hospital das Clínicas, antiga Fundação Hospital, e será referência no atendimento de média e baixa complexidades para todos os municípios da região do Alto Acre. A decisão foi anunciada pelo governador Tião Viana no último sábado, quando a equipe de governo fez uma visita técnica ao local e acertou os últimos detalhes.

A unidade de saúde foi reinaugurada no fim do ano passado, após passar por uma reforma que custou R$ 2,4 milhões. Hoje ela atende toda a demanda da região com internações, emergências e partos normais. Cesarianas e partos de risco são encaminhados para a Maternidade Bárbara Heliodora, explicou a gerente-geral do Hospital Ary Rodrigues, Selna Paiva.

“A ideia é segurar aqui todos os casos de média e baixa complexidades vindos dos municípios vizinhos e para isso teremos um cirurgião sempre de sobreaviso. O Ary Rodrigues vai funcionar como uma extensão do Hospital das Clínicas e isso vai melhorar bastante o fluxo de trabalho e aliviar a carga do HC. Vamos transformar essa unidade em referência para os municípios vizinhos”, explicou Tião Viana.

O gerente geral do HC, Yótaro Suzuki, está organizando um mutirão de cirurgias para Senador Guiomard que deve ter início em março. Serão realizadas cirurgias de hérnias, hemorróidas, ginecológicas e outros procedimentos.

“O processo pré-operatório dos pacientes deve ter início até a primeira quinzena de março”, disse Suzuki.

Para a secretária de Saúde, Suely Melo, a decisão em transformar o Hospital Ary Rodrigues em extensão do HC é acertada. “No Rio de Janeiro há unidades de saúde que funcionam como extensão dos grandes hospitais que ficam a pelo menos duas horas de distância da sede. Senador Guiomard está a 20 minutos de Rio Branco e tem uma estrutura reformada, adequada, com centro cirúrgico. Acertamos agora a vinda dos equipamentos que ainda não chegaram. É uma unidade com todo o aparato necessário para prestar um bom atendimento à população”, garantiu.

Esse bom atendimento animou o aposentado Edson Alves Rodrigues, 72. “Eu cheguei aqui praticamente sem vida e fui ressuscitado. Estou sendo bem tratado, já me sinto muito melhor. Eu andava caindo pelo meio da rua. Sou muito agradecido pela forma com que estão tratando de mim aqui”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter