Encontro discutiu questão habitacional no Acre visando consolidação do Plano Estadual para construção de moradias
O governador Binho Marques reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 30, com prefeitos de 20 municípios do Acre para debater a questão habitacional no Estado. Neste ano, o governo estadual pretende investir de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões na construção de moradias de interesse social em todos os municípios. A ação potencializará o programa federal Minha Casa, Minha Vida, lançado há dez dias pelo Presidente Lula, o qual pretende construir 3,9 mil casas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
O Governo do Estado pede que as prefeituras elaborem seu plano habitacional e apresentem propostas ao plano estadual até o dia 13 de abril, quando Marques e os prefeitos voltam a se reunir para consolidar a integração dos projetos que elevará o número de residências propostas pelo Governo Federal. As prefeituras devem adotar algumas iniciativas visando a efetiva integração dos projetos.
O plano estadual deve ser apresentado no dia 20 de maio próximo. O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Prefeitos do Acre (Amac), Raimundo Angelim, disse que o encontro ajuda a definir prioridades, as quais serão apresentadas aos plano do Governo. A Amac e a Secretaria de Habitação de Interesse Social estão prontas para prestar apoio às prefeituras na elaboração de seus projetos.
Veja a opinião de alguns prefeitos sobre o encontro:
{xtypo_quote}Foi um encontro bom. Trata-se da compreensão dos problemas do Acre
Nilson Areal (Sena Madureira){/xtypo_quote}
{xtypo_quote} O governador sempre teve essa preocupação, a de debater com os prefeitos. O Governo Federal lançou um programa e Binho está sendo muito sensível em propor essa discussão.
Leila Galvão (Brasiléia){/xtypo_quote}
{xtypo_quote} O governador Binho Marques mostra que está disposto a ajudar os municípios
José Ronaldo (Epitaciolândia){/xtypo_quote}
{xtypo_quote} A gente acredita que irá resolver em boa parte os problemas habitacionais dos municípios
Carlos Araújo (Acrelândia){/xtypo_quote}
{xtypo_quote} O governo do Estado demonstra preocupação com os pequenos municípios, aqueles que não serão beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida. Esta iniciativa faz justiça a eles.
Vagner Sales (Cruzeiro do Sul){/xtypo_quote}
{xtypo_quote} O Governo do Estado está de parabéns porque um debate como esse demonstra o compromisso com a inclusão social.
Juarez Leitão (Feijó){/xtypo_quote}
{xtypo_quote} Convidar os prefeitos para o debate sobre habitação revela a sensibilidade do governador Binho Marques com os municípios.
Paulo Almeida (Plácido de Castro){/xtypo_quote}