Nte capacita educadores na área de gestão de recursos

Tutores vão atuar como controladores sociais em dez municípios 

nte.jpg

A ação pretende integrar uma rede de cidadãos bem informados melhorando a qualidade da educação no Acre (Foto: Assessoria SEE)

Ter conhecimento dos programas educacionais para saber acompanhar melhor a aplicação dos recursos. Este é o objetivo do curso Formação Pela Escola que está sendo ministrado a 14 tutores de dez municípios do Acre, pelo Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE, da Secretaria de Educação.

O Formação Pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade à distância, implementada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a SEE. A ação pretende integrar uma rede de cidadãos bem informados, que terão um importante papel na gestão, monitoramento e no controle social dos recursos destinados à educação, resultando em uma melhoria na qualidade educacional.

Organizado em módulos, o curso que se encerra na próxima sexta-feira, 03, abrange os programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), de Transporte Escolar (Pnate), do Livro e Nacional de Alimentação Escolar (Pne). Para ser tutor, o FNDE exige que se tenha nível superior , seja efetivo do quadro, tenha nível superior ou no mínimo magistério e atuem no segmento da educação básica.Após concluir o treinamento, os profissionais tutores vão disseminar a aprendizagem com as pessoas envolvidas na execução dos programas do FNDE.

professora_leonilda.jpg

Professora Leonilda Melo já treinou mais de 80 pessoas (Foto: Assessoria SEE)

Participando pela segunda vez do treinamento, a professora do município de Rio Branco, Leonilda Melo, já capacitou mais de 80 funcionários desde que concluiu a etapa inicial. "A participação foi muito relevante, pois agora sei que os gastos com o dinheiro público serão bem geridos nas escolas, além de saberem os valores dos repasses", revela a professora.

De acordo com a coordenadora do programa no Estado, Alcinda Lima, o conhecimento dado aos funcionários da escola, do Conselho Escolar e a todos que de alguma forma estão envolvidos com os investimentos, contribuem para a boa execução dos programas. "Através destas formações estamos fazendo um controle social, pois quem participa delas recebe noções de políticas públicas", afirma. Alcinda disse ainda que a pretensão do NTE é formar 11 mil pessoas em todo Estado, além de um tutor em cada município.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter