Deputado Zé Carlos é autor do projeto. Repasses do Governo serão usados em políticas para mulheres e mecanismos de enfrentamento à violência doméstica e exploração sexual de menores
O governador Binho Marques sancionou nesta quarta-feira, 15, a lei 2120, de autoria do deputado estadual Zé Carlos, que autoriza o Governo do Estado a firmar convênios com instituições filantrópicas, comunitárias e confessionais para manutenção de creches. Na presença da secretária especial de Políticas Para Mulheres da Presidência da República, Nilcéia Freire, Marques assinou termos de compromisso repassando R$ 300 mil para a Casa Rosa Mulher e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP). Cada um recebe R$ 150 mil. "Nosso projeto está apenas começando. Temos muito o que demonstrar ainda", disse o governador.
O deputado Zé Carlos comemorou a medida: "É um sonho que estou conseguindo realizar", disse. Sua preocupação com a questão, lembrou o parlamentar, vem da época em que gerenciava empresa de ônibus e testemunhava a dificuldade das mães que não tinham onde deixar os filhos menores quando saíam para trabalhar. "Essa lei será muito importante e beneficiará grandemente as mulheres trabalhadoras do nosso Estado", afirmou Zé Carlos.
O ato ocorreu na Casa Rosa Mulher, instituição que se tornou referência nacional em política para mulheres e já recebeu prêmios pelo trabalho que desenvolve em Rio Branco. "Foram dez mil atendimentos em quatro anos. Nesta casa se respira trabalho e solidariedade", disse o prefeito Raimundo Angelim.
"É muito bom estarmos mais uma vez aqui, na Casa Rosa Mulher. Vir aqui é sempre estimulante", disse a ministra Nilcéia Freire, que participou da abertura do Seminário Estadual pelo Fim da Violência e de Organização Produtiva das Mulheres do Campo e da Floresta, na Secretaria de Educação.
O CDHEP chega em 2009 aos trinta anos de fundação. O dinheiro do convênio, segundo anunciou Aldeídes Moura, coordenadora-geral da organização, será aplicado em aquisição de equipamentos e capacitação de técnicos e conselheiros tutelares para aperfeiçoamento do trabalho de enfrentamento à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Acre.
Participaram do evento a assessora especial de Políticas para Mulheres do Acre, Leide Aquino; a coordenadora municipal da Mulher de Rio Branco, Rose Scalabrin; e a coordenadora da Casa Rosa Mulher, Maria das Graças Lopes.