Binho recebe delegação peruana e traça novas metas para integração

Fluxo permanente do comércio aéreo deve começar em outubro. Primeira remessa com 24 toneladas de alimentos já chegou em Cruzeiro do Sul

comitiva_peruana_foto_gleilson-miranda_06.jpg

Governador Binho Marques recebeu a comitiva peruana no Palácio Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

comitiva_peruana_foto_gleilson-miranda_03.jpg

No encontro foram firmadas parcerias com a proposta de unir esforços para a efetiva integração entre os dois países (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques recebeu na noite de sexta-feira, no salão nobre do Palácio Rio Branco, representantes da delegação peruana que está no Acre para participar do 2º Encontro Político Empresarial de Integração Fronteiriça Acre-Ucayali. Os debates fazem parte dos compromissos firmados no início desse ano com a vinda dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Peru, Alan Garcia, no qual foram firmadas parcerias com a proposta de unir esforços para a efetiva integração entre os povos dos dois países, em especial do Acre e da região de Ucayali.

Durante a solenidade, Binho Marques enfatizou que a mobilização que está em andamento é diferente do conjunto de pactos que já foram firmados anteriormente. Segundo ele, em pouco mais de seis meses, vários encontros aconteceram e os avanços já podem ser mensurados. Como a Semana da Amazônia em Cuzco, a participação dos empresários peruanos na Expoacre e na Expoacre Juruá e as reuniões de trabalho. "Estamos avançando no processo de fortalecimento de uma mobilização que possibilita o desenvolvimento econômico e justo. A concretização dos acordos refletem o novo momento", avalia o governador.

Binho Marques e os presidentes regionais de Ucayali e Ancash, Jorge Velásquez e Cezar Alvarez, destacaram que os desdobramentos dos encontros realizados até agora são favoráveis, e já demonstram que os compromissos estão sendo cumpridos. Prova disso, são os avanços diplomáticos na questão da integração através do comércio aéreo Cruzeiro do Sul/Pucallpa, o que irá possibilitar a implantação do fluxo regular de transporte aéreo para cargas e passageiros entre as duas regiões a partir de outubro.

A exposição e comercialização de frutas e hortaliças e de produtos artesanais na Expoacre Juruá já é resultado da primeira importação via aérea. Quase 24 toneladas de produtos peruanos foram desembarcados em Cruzeiro do Sul. Para o presidente regional de Ucayali, Jorge Velásquez, a primeira importação comprova o esforço e o trabalho conjunto. "Os resultados são possíveis em razão das condições políticas que estão sendo criadas". Cezar Alvarez, presidente regional de Ancash, destacou que a integração encurta distâncias e fomenta novos mercados. "Tenho certeza de que com a consolidação da integração muitas empresas irão se instalar no Acre pela proximidade com os portos do Oceano Pacífico".

comitiva_peruana_foto_gleilson-miranda_18.jpg

Presidente da Anvisa participou do encontro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O transporte aéreo transfronteiriço requer a obediência de uma série de procedimentos. No Brasil a instituição responsável pela fiscalização do trânsito de pessoas e produtos nas fronteiras é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e para que essa estrutura fosse criada em Cruzeiro do Sul, parlamentares acreanos fizeram contato com o presidente do órgãos com a proposta de implantação da infraestrutura da instituição de controle no aeroporto. o Presidente da entidade, Dirceu Raposo de Melo, participou da solenidade de boas vindas da comitiva peruano e reiterou que a Anvisa não poupará esforços para viabilizar a integração aérea entre as regiões.

"Esse é um encontro de volta com representantes de três Estados peruanos. Tudo o que foi pactuado tem agora como desdobramento a realidade. Estamos agora traçando novas metas. Essa união política das instituições é chave necessária para abrir as portas da integração por Cruzeiro do Sul", destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães.

Novas metas e compromissos

Binho Marques, os secretários de Estado, parlamentares e representantes políticos e empresários peruanos reafirmaram os compromissos firmados, e instituíram novos desafios para uma agenda de trabalho para consolidar a implantação do eixo comercial, turístico e de integração. Entre as metas estão a promoção da caravana de integração fronteiriça, visando a participação do encontro binacional presidencial Brasil/Peru que acontece em dezembro em Lima reunindo lideranças empresariais e políticas e o intercâmbio estudantil e cultural.

A ata da reunião inclui ainda a necessidade de promover a continuidade do comércio exterior, inaugurado durante o 2º Encontro Político Empresarial, com voos regulares de carga, inicialmente uma vez por semana, e depois conforme a estruturação do aeroporto de Cruzeiro do Sul com a implantação do terminal de cargas.

E também a consolidação da cooperação técnica para o desenvolvimento sustentável na área fronteiriça do Acre e a região de Ucayali, objetivando a valorização social, econômica e ambiental dos recursos naturais, nas áreas de ordenamento territorial, regularização fundiária, sistema de informação, fortalecimento institucional, entre outras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter