Escola sem homofobia é tema da 5ª Semana da Diversidade

Programação prevê a realização de palestras, lançamento de programas de saúde, filmes e debates, shows e a Parada LGBT

semanadadiversidade.jpgShow da cantora Preta Gil encerra a Parada do Orgulho LGBT e a 5ª Semana da Diversidade, que acontece em Rio Branco de 15 a 20 de setembro. "Pela igualdade de direitos, por uma escola sem homofobia" será a bandeira de luta deste ano da Associação dos Homossexuais do Acre (AHAC) que, em parceria com o Governo do Estado e prefeitura de Rio Branco, realiza o evento com a intenção abrir um canal de discussão e incentivar a criação de políticas públicas em favor dos direitos humanos.

Em cinco anos, a AHAC encontra o caminho da consolidação como entidade ao assinar o primeiro convênio. É o Programa de Promoção da Cidadania LGBT que será firmado com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e irá disponibilizar recursos a serem  investidos para estruturar a associação que deverá se tornar um centro de referência. "O centro de referência será um apoio para as pessoas que tiveram que se ausentar da escola vítimas de preconceito e discriminação, como os travestis. Muitas vezes por não ter formação não sabem que têm direitos, a quem procurar", explica a presidente da Associação dos Homossexuais do Acre, Raissa Carvalho.

Além da balada – Muito mais que festas, a programação da semana prevê a realização de eventos de mobilização e fortalecimento das discussões em torno do tema principal como o seminário Escola sem homofobia, oficinas específicas dirigidas a jovens e educadores. As vagas serão ocupadas por pessoas indicadas pela Secretaria Estadual de Educação. Elas atuarão como multiplicadores de ações e procedimentos para tentar reduzir os índices de práticas homofóbicas e situações de preconceito contra homossexuais na comunidade escolar. São 40 vagas para cada oficina. Raissa Carvalho acredita que há a discriminação sem intenção e que, por este motivo, é preciso difundir as informações e preparar as pessoas para conviver com a diferença.

Keila Simpson, coordenadora da Associação de Travestis de Salvador e ex-presidente da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) profere no primeiro dia do evento a palestra Escola sem homofobia e participa do Seminário Ética, Direitos Humanos e Diversidade quando será lançado o Plano Estadual de Enfrentamento da Epidemia de Aids e DSTs entre Gays e outros HSH, na quarta-feira, 16.

A pedagoga e articuladora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas e representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), Silvana Conti, aprofunda a problemática da homossexualidade na escola com a palestra Escola sem homofobia a ser realizada na quinta-feira, 17, com promoção da Sejudh.

Exibição de filmes e debates, shows, feira mix, instalação vídeo-fotográfica e a Parada LGBT também constam na programação da Semana da Diversidade que todos os anos entrega a empresas públicas e privadas, entidades e pessoas aliadas da Diversidade o troféu Rogério Sábio da Paciência.

Acesse aqui a programação completa da Semana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter