Binho participa da entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania

Cerimônia apresentada pelo ator Victor Fasano lotou o Teatrão. "Aqui, com nossas diferenças, temos a certeza que Chico vive", diz governador

binho_ao_lado_de_ilzamar_mendes_na_cerimnia_que_lotou_o_teatro.jpg

Companheiro de lutas de Chico Mendes, governador fez a entrega do prêmio que leva o nome do sindicalista cujo pensamento transformou o modo do mundo vez a questão ambiental. (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques participou neste sábado, 20, no Teatro Plácido de Castro, da cerimônia de entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania – Edição Especial 20 Anos. Foram vinte os agraciados e 14 receberam  o diploma e a placa de madeira com ouriço de castanha em bronze no Teatrão. A senadora Marina Silva e a presidente do Comitê Chico Mendes  e filha do ambientalista, Ângela Mendes, fizeram a entrega a Ailton Krenak, Antônio de Paula, Raimundo de Barros,  Sabá  Marinho e Terri Aquino. "Este ato é um chamado para que continuemos a luta", disse Marina. O evento faz parte da Semana Chico Mendes. 

Um dos idealizadores do prêmio, o ex-governador e presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, Jorge Viana, lembrou mais uma vez  que a simbologia do ouriço da castanha se mostra de modo paradoxal na onipotência, força e fragilidade da castanheira, e que o prêmio  ajuda a manter vivos o pensamento e a luta  de Chico Mendes. Viana e Elenira Mendes, filha do sindicalista e presidente da Fundação Chico Mendes, fez a entrega para Toinho Alves, Elson Martins, João Maia,  Ibrahim Farhat, Raimunda Bezerra e Júlia Feitosa. "Parece que foi ontem mas muita coisa mudou. O maior legado de Chico Mendes foram os ideais e os sonhos", afirmou Viana.  Agraciado, o jornalista Toinho Alves convocou a todos para uma reflexão acerca dos rumos do movimento iniciado por Chico Mendes.

Binho Marques e a viúva de Chico Mendes fez a entrega a Sebastião Lopes Neto, Sueli Bellato e Steve Schwartzman. "Temos  a certeza que Chico Vive porque estamos aqui com nossas belas diferenças", disse o governador, referindo-se ao três homenageados como integrantes de um grupo que conseguiu "plantar semente em terreno completamente árido". "Nós não podemos nunca esquecer o sacrifício de Chico Mendes. Estamos diante de um grande desafio, que é o de sermos dignos desse sacrifício", completou Schwartzman.

O evento foi apresentado pelo ator Victor Fasano e a jornalista Mariama Morena.  Estiveram presentes familiares e companheiros  do líder seringueiro assassinado em Xapuri em 1988. Músicos locais se apresentaram no intervalo das premiações. O grupo Los Porongas encerrou a cerimônia.

O Prêmio Chico Mendes de Florestania, conferido anualmente pelo Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour, tem por finalidade reconhecer e estimular  os programas, projetos, atividades e ações que ajudam a consolidar o conceito de Florestania. Lucélia Santos, Adrian Cowell e Vicente Rios receberam a honraria em cerimônia anterior.  Dom Moacyr Grechi e Carlos Walter receberão em outra oportunidade.

Galeria de imagens

{gallery}galeria_entrega_teatrao{/gallery}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter