Binho Marques fala de integração durante Semana da Amazônia Brasileira em Cusco

Hospitalidade marca o encontro com representantes dos dois países no encontro de promoção do turismo e intercâmbio cultural e econômico

sav_3305.jpg

Durante discurso governador falou sobre integração entre os dois países | Foto: Sergio Vale/Secom

O termômetro mede menos de 15 graus em Cusco. Mas a acolhida dos peruanos à comitiva brasileira passa longe desse frio. De forma calorosa e hospitaleira, os nossos vizinhos abrem as portas para os visitantes do Acre e de outros estados do Brasil. Uma amizade e integração que se fortalece durante a Semana da Amazônia Brasileira em Cusco, realizada pelo Governo do Acre com o objetivo de promover o turismo e a troca comercial entre os dois países de fronteira, com foco na região amazônica.

O evento começou neste domingo, 24, com a abertura do Espaço Amazônia na Praça Regocijo, que traz uma exposição de fotos dos estados do Acre, Rondônia e Amazonas. Nesta segunda, 25, foi realizada a abertura oficial do encontro, no Centro de Convenções de Cusco, com a participação do Governador Binho Marques; do presidente regional de Cusco, Hugo Gonzales; do embaixador do Brasil em Cusco, Jorge Taunay; e do alcade de Cusco, Luiz Flores García.

A palavra integração deu o tom dos discursos. O Governador Binho Marques lembrou o encontro dos presidentes do Brasil e do Peru em Rio Branco, que trouxe vários avanços nesse processo. Outro passo importante foi dado na semana passada, quando começou a saída regular de um ônibus de Rio Branco rumo à Porto Maldonado, no Peru. Falta pouco para a conclusão da pavimentação da rodovia ligando as duas cidades. A Interoceânica deve ser concluída em 2010.

sav_336811.jpg

Binho Marques apresentou projeto do governo baseado numa economia justa, limpa e competitiva | Foto: Sérgio Vale/Secom

“Acredito na construção de um novo desenvolvimento regional, com a união dos dois povos. Podemos imaginar uma só região contribuindo para construção de um novo marco civilizatório dividindo culturas e conhecimento”, defendeu o governador. Marques apresentou ainda um pouco da realidade do desenvolvimento econômico e social do Acre, que aposta em uma economia justa, limpa e competitiva, com base na floresta; e que também investe em educação e conhecimento. “O Acre tem um projeto de desenvolvimento sustentável que adotou em 1999 e se afirmou como um dos maiores projetos do Brasil nesse sentido. Temos um compromisso com a melhoria da qualidade de vida de quem vive na cidade, no campo e na floresta.”

O presidente regional de Cusco, Hugo Gonzales, destacou os desafios da integração que devem nortear o foco dos encontros entre os representantes brasileiros e peruanos. “A Interoceânica estará concluída em 2010. A pergunta é quanto o Peru está preparado para receber a estrada? O Brasil é um dos pilares mais importantes da economia latinoamericana. Com essa rodovia, creio que acaba a relação de importar somente as novelas brasileiras. Temos muito o que trocar, de comércio e conhecimento. É hora de falar de novas potencialidades e dos desafios para o desenvolvimento, trabalhando de forma cooperativa e mútua para superar esses obstáculos e promover a integração com o Acre”.

sav_3383.jpg

Autoridades peruanas e governador do Acre durante abertura oficial da Semana da Amazônia em Cusco | Foto: Sérgio Vale/Secom

E entre os desafios colocados pelo presidente regional está o de energia, o que deverá ser solucionado com a construção de novas hidrelétricas que serão construídas na região, conforme anúncio feito pelos presidentes Lula e Alan García, durante encontro em Rio Branco. A descoberta de novas potencialidades é outro ponto que merece atenção. “Se a truta (peixe da região) apetece o mercado brasileiro, temos que perguntar o que estamos fazendo para atingir esse público? Temos que incentivar a produção e garantir que esse crescimento atinja todas as camadas da nossa população”, defendeu Gonzales.

O Alcade de Cusco, Luis Flores, afirmou que vê o Acre como um dos estados mais importantes do Brasil, que hoje busca novos destinos e novos mercados. “Recebemos todos vocês de braços abertos em nossa cidade”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter