Binho inspeciona detalhes finais da ponte do rio Iaco

Ponte foi praticamente reconstruída e recebe os últimos tratamentos que lhe darão beleza e originalidade

ponte_do_iaco_5.jpg

Governador Binho Marques e engenheiro do Deracre avaliaram próximo passo de pintura da ponte (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques inspecionou o trabalho de detalhamento final da reconstrução da ponte sobre o rio Iaco, em Sena Madureira. O Governo avalia a cor com a qual será pintada a ponte, que passou por uma profunda reestruturação: foram feitas mudanças na estrutura metálica para dar mais segurança a todos os usuários, e o tabuleiro agora é em concreto armado, colocando fim às reformas constantes no madeirame. A obra custou mais de R$ 5 milhões e garante durabilidade, segundo o engenheiro Sérgio Cortézio, do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aerportuária do Acre (Deracre), de pelo menos quarenta anos sem necessitar de uma grande reforma.

A ponte faz a ligação do rio à BR-364, um dos mais importantes eixos de integração do Acre que por causa das obras de asfaltamento entre Feijó e Manuel Urbano o trânsito é incessante naquele trecho. A grande parte do material utilizado nos canteiros passa pela ponte, que se chama José Nogueira Sobrinho e foi construída em 1984 durante o governo de Nabor Júnior. Possui 182 metros de extensão. Seu nome presta homenagem ao ex-prefeito de Sena Madureira.

ponte_do_iaco_3.jpg

Ponte foi totalmente reformada com investimento de R$ 5 milhões. Estrutura metálica foi reforçada e pista de madeira, trocada por uma de concreto armado  (Foto: Sérgio Vale/Secom)

"Agora está 100% melhor. Vai durar muito. Desde que foi construída até agora, foram 23 anos e eu acho que agora, com essa reforma, vai durar muito mais", disse Evilásio Vieira de Lima, comerciante que mora há quinze anos ao lado da ponte. "Melhorou para todo mundo, tanto quem passa pela ponte quanto quem mora em Sena Madureira, como eu", afirmou o pedreiro Fabíolo Galvão.

O Governo do Acre, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outras agências de fomento, mantém várias obras de construção de ponte ao longo da BR-364. A maior delas é a ponte sobre o rio Juruá, com 550 metros de extensão.

evilzio_vieira.jpg{xtypo_quote}Agora está 100% melhor. Vai durar muito. Desde que foi construída até agora, foram 23 anos e eu acho que agora, com essa reforma, vai durar muito mais
Evilásio Vieira de Lima, comerciante{/xtypo_quote}
fabiolo_galvo.jpg{xtypo_quote}Melhorou para todo mundo, tanto quem passa pela ponte quanto quem mora em Sena Madureira, como eu
Fabíolo Galvão, Pedreiro{/xtypo_quote}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter