Comandante João Donato realiza primeiro resgate no Acre

Vítimas de acidente de trânsito foram removidas de Manuel Urbano até o pronto-socorro de Rio Branco na primeira e bem-sucedida operação do helicóptero multimissão

vitimas_fotsergio_vale_6.jpg

Integrantes do Operações Aéreas ajudaram na chegada da aeronave (Foto: Sérgio Vale/Secom)

vitimas_fotsergio_vale_7.jpg

Uma das vítimas chega após atendimento no helicóptero (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O primeiro resgate realizado pelo helicóptero Comandante João Donato foi muito bem-sucedido. Operado por homens da Força Nacional de Segurança e da unidade de operações aéreas do Acre, o CJD e o Força 01, da FNS, foram acionados para socorrer duas vítimas de acidente de carro em Manuel Urbano e às 17h20 pousaram na Rua José de Melo, a 50 metros do Hospital de Urgência e Emergências de Rio Branco (Huerb), onde os pacientes ficaram internados. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aguardavam os feridos. A rua ficou parcialmente fechada durante algum tempo.

"O fato de ter salvado duas vidas paga qualquer investimento", disse a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, reafirmando os grandes benefícios que o Acre terá com o helicóptero Comandante João Donato.  A aeronave é multimissão e está preparada para atuar nos sistemas de segurança pública, saúde e defesa social do Acre.

Os biólogos Filogônio Ribeiro, 57, e Giuliana Santi seguiam para Manuel Urbano junto com colegas a serviço do Departamento de Águas e Saneamento do Acre (Deas) quando o veículo em que trafegavam capotou. Giuliana ficou gravemente ferida e tinha de ser removida com urgência para uma unidade médica especializada. "O trabalho foi perfeito. Pedimos apoio do serviço de emergência e conseguimos trazer as vítimas rapidamente para Rio Branco", agradeceu a diretora do Deas, Patrícia Correia.

A unidade de operações aéreas do Acre havia programado um resgate simulado para esta terça-feira, 15, com pouso previsto no mesmo local onde os acidentados foram recebidos pelo Samu, como parte do treinamento da tripulação que irá trabalhar no Comandante João Donato. Com a situação real de emergência, a simulação foi cancelada, já que os pilotos acreanos e a equipe de resgate aprenderam na prática a missão e obtiveram sucesso.

vitimas_fotsergio_vale_2.jpg

Equipe do Samu estava esperando a chegada das vítimas em frente ao pronto-Sscorro (Foto: Sérgio Vale/Secom)


Galeria de imagens

{gallery}galeria_fotosresgate_14092009{/gallery}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter