Indústria de Xapuri pode agora entrar no mercado nacional e internacional porque detém todos os certificados de qualidade, incluindo o ISO 9001
O governador Binho Marques deu início nesta quinta-feira, 18, a distribuição de 1.000.000 de camisinhas produzidas pela Natex, a fábrica de preservativos masculinos de Xapuri aos programas de combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) em todo o Estado do Acre. São os primeiros lotes com os selos ISO 9001:2000, conferido pela consultoria internacional BSI Management System, e do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que é o Certificado de Conformidade emitido pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade.
Assim, a usina de centrifugação de látex da empresa é a primeira do ramo a receber o ISO 9001:2000. A partir de agora, a Natex passa a entregar regularmente sua produção ao Programa Nacional de DST/Aids para distribuição gratuita em toda a rede do Sistema Único de Saúde na região Norte do país.
A Natex já detinha o ertificado de Boas Práticas de Fabricação, o BPF, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária amparado na resolução 3.200, de 5 de setembro de 2008.
"De onde estiver neste momento – e ele está em um bom lugar – o Chico está dizendo: nós vencemos", disse o governador ao relacionar a Natex a uma conquista da luta do líder seringueiro Chico Mendes, cuja memória está sendo lembrada na série de eventos que marcam a Semana Chico Mendes.
A Natex é a primeira do gênero a utilizar látex de seringal nativo para produção de preservativos a única a ter usina de centrifugação anexa à planta industrial. "Chegamos à última fase. Agora é o mercado", comemorou César Dotto, diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), gestora do empreendimento que tem grande participação do capital comunitário.
Os primeiros lotes são resultado da produção de dez dias de trabalho. Um caminhão lotado com caixas de preservativos partiu de Xapuri por volta das 17 horas com destino ao almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde, de onde será distribuído aos postos e centros espalhados pelos municípios do Acre. No último mês de abril, o Governo do Acre assinou convênio de cooperação técnica e financeira com o Ministério da Saúde para produção anual de 100 milhões de preservativos para as campanhas de prevenção de DST/Aids.
A Natex é um empreendimento arrojado e moderno. A capacidade instalada é para produção anual de 100 milhões de preservativos com consumo médio de 500.000 litros de látex, gerando 150 empregos diretos na fábrica e cerca de 700 famílias de seringueiros na coleta e fornecimento de látex, além de diversos empregos indiretos.
Atende aos mais rigorosos requisitos de qualidade exigidos pela legislação em vigor no Brasil e no mundo. A unidade possui sistema de controle de qualidade que monitora todo o processo produtivo. São seguidos procedimentos que garantem ao produto final total segurança aos usuários. O Sistema Integrado da Qualidade implantado na fábrica compreende o cumprimento das exigências da Anvisa quanto ao BPF e as normas do ISO 9001.
Sua missão é viabilizar a economia extrativista do látex através da produção de preservativos e da agregação de valor ao produto no Estado do Acre, elevando a qualidade de vida dos povos da floresta.
Certificação é vitória dos trabalhadores
Como homenagem aos 97 trabalhadores da Natex, quadros com os certificados foram entregues a funcionários da indústria. Ageisandro Soares da Cruz representou os colegas. "É uma vitória também nossa", disse Soares. Do quadro de pessoal, 83 atuam na unidade de fabricação, que inclui a usina de centrifugação. e 14 nas comunidades, nos pontos de recolhimento de látex na Reserva Extrativista Chico Mendes. Do total de colaboradores, 93% são residentes do município de Xapuri e comunidades extrativistas do entorno da reserva.
Para Raimundo Barros, o Raimundão, seringueiro e companheiro de lutas de Chico Mendes, o momento é de fato para se comemorar: "estamos vendo se concretizar um dos sonhos de Chico Mendes".
Uma das mais expressivas lideranças do Vale do Acre, o deputado Delorgem Campos vê um grande avanço para o Estado. "Não somente nossa região como o Acre inteiro sai ganhando com este empreendimento, que tem a cara do desenvolvimento e da inclusão social", afirmou.