Organização das Centrais de Atendimento oferece mais de 500 serviços públicos ao cidadão
Uma carteira de identidade, que antes levava de 30 a 90 dias para ficar pronta, agora poderá ser levada para casa em 48 horas. Essa é apenas uma das mudanças obtidas a partir da reestruturação do sistema de atendimento público. E quem precisa tirar vários documentos não precisa mais ir a vários locais. Na verdade, poderá fazer tudo isso num único balcão, tratando com apenas um funcionário. Desde o último dia 20 a Organização em Centrais de Atendimento, a Oca, está funcionando. Hoje, às 18 horas, ela será inaugurada oficialmente pelo governador Binho Marques. A Oca inaugura uma nova era no atendimento dos serviços públicos no Acre.
Na Oca o cidadão poderá realizar mais de 500 serviços diferentes. No prédio, localizado na Avenida Brasil, próximo ao Terminal Urbano, 370 funcionários estarão à disposição, treinados para atender com qualidade e competência. Vinte e seis empresas dos governos federal, estadual e municipal integram a Oca. Nela, segundo a diretora Sídia Gomes, serão realizados todos os serviços de documentação pessoa, da certidão de nascimento ao passaporte, além de serviços prestados pelo Detran, Procon, Defensoria Pública, entre outros.
A Oca funcionou no Parque da Maternidade por dois anos, período em que os sistemas e fluxos de atendimento foram testados. Foram realizados mais de cem mil atendimentos.
"Os serviços da Central são integrados. Há um balcão multiserviços que oferece a possibilidade do cidadão emitir todos os documentos pessoais na mesma hora, sem a necessidade de se dirigir a nove órgãos diferentes", explica a diretora da Oca.
Além de realizar atendimento em 200 pontos ao mesmo tempo, o OCA permite ainda o atendimento eletrônico, via internet, e através de um call center com ligação gratuita. A estimativa é de que cinco mil atendimentos serão efetivados diariamente.