Binho e Jorge Viana participam de Encontro de Governadores e ex-governadores em Piauí

Objetivo do evento é reunir experiências de cada gestor e discutir os desafios da administração pública

 

Binho Marques e Jorge Viana participaram nesta quinta-feira, 11, de um Encontro de Governadores e ex-governadores, que reuniu algumas importantes lideranças do país na cidade de Teresina, Piauí. O objetivo da reunião foi fazer uma troca de experiências de cada administração.

Além de Binho Marques, estiveram presentes os governadores da Bahia, Jaques Wagner; do Pará, Ana Júlia; e do Piauí, Wellington Dias. E como ex-governadores, além de Jorge Viana, participaram do encontro Cristóvão Buarque e Olívio Dutra. Os vice-governadores Francisco Pinheiro (Paraíba) e Luciana Cartaxo (Ceará), o ministro da previdência José Pimentel e o Secretário de Assuntos Federativos do Governo Federal, Alexandre Padilha, também marcaram presença na reunião.

Durante o encontro, o governador Binho Marques ressaltou o projeto que vem sendo trabalhado no Acre. Projeto iniciado no período do então governador Jorge Viana e continuado em sua gestão. “São avanços como os verificados na educação, onde o Estado do Acre está entre os dez melhores do país. Além da Educação, esta mesma mudança está sendo feita na saúde e na segurança pública”, destacou.

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, falou do desafio de se governar um Estado com uma dimensão continental, além de ser de esquerda e acima de tudo mulher. Ela falou ainda sobre a relação com os demais poderes, os avanços que vão sendo alcançados nos diversos setores, como na educação, com a contratação de novos profissionais através do concurso público, assim como na questão ambiental, com uma nova cultura de incentivo para que não haja desmatamento, bem como o plantio de um milhão de árvores.

Jaques Wagner, governador da Bahia, ressaltou dentre outros, o programa de alfabetização realizado com o TOPA “Todos pela Alfabetização”, um programa que tem a intenção de promover educação de qualidade para jovens e adultos, assegurando seu ingresso e permanência nas escolas, proporcionando inclusão social, política econômica e cultural, além de outras ações.

O governador Wellington Dias, anfitrião do encontro, fez um histórico de sua vitória no primeiro governo e os desafios encontrados. Ele destacou as ações desenvolvidas como a rede de atenção à pessoa com deficiência, proteção social como um todo, os números do Crédito Fundiário, expansão do ensino superior através da UAB (Universidade Aberta do Brasil), Programa de Convivência com o Semi-Árido, melhoria na malha viária do Estado, dentre outros, mas principalmente na organização do Estado que possibilitaram a realização de diversos investimentos nas diferentes áreas de atuação.

 “O objetivo desse encontro é extrair as experiências de cada um, bem como os desafios encontrados para ser trabalhado um documento em vídeo, áudio e com fotografias para o partido. Além do que essa é uma oportunidade também para que os colegas conheçam o estado do Piauí”, destacou o Wellington Dias.

Dentre os temas abordados estiveram as relações das administrações petistas com os outros partidos e as relações com outras forças não partidárias, como os movimento sindical, popular, empresarial, bem como mídia e instituições religiosas. Cada um teve a oportunidade de falar sobre a atuação do governo em cada Estado, com ênfase nas ações de educação, saúde, infraestrutura, cultura e desenvolvimento sócio-econômico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter