Binho abre atendimento contra dengue no Centro de Saúde do Tucumã

Unidade se soma aos centros e postos que funcionam 24h. Fundhacre fará atendimento de alta especialidade

posto_.jpg

Binho Marques, acompanhado de secretários e parlamentares, conheceu de perto as novas instalações do centro de saúde (Foto: Sérgio Vale/Secom)

posto_de_saude_5.jpg

Centro de Saúde foi totalmente reformado para atender mais pacientes com toda a estrutura necessária (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques visitou nesta sexta-feira, 6, o Centro de Saúde do Tucumã, que iniciou o atendimento aos casos suspeitos de dengue e se soma aos postos e unidades hospitalares que funcionam 24 horas por dia para conter o avanço da doença em Rio Branco. Binho estava acompanhado do prefeito em exercício de Rio Branco, Eduardo Farias, e dos deputados Moisés Diniz, Luiz Tchê e Thaumaturgo Lima, além de gestores e técnicos  da área de saúde.

A unidade disponibiliza mais 40  novos leitos para internação de pacientes. Três médicos estarão de plantão 24 horas, atendendo em três consultórios. No total, cerca de 100 profissionais estarão atuando em tempo integral. O centro conta com laboratório de análises clínicas, enfermaria climatizada e sala de estabilização. A equipe de profissionais foramada por biomédicos, bioquímicoa, enfermeiros e técnicos está com escala pronta para atender a população todos os dias da semana.  De acordo com a gerente-geral da unidade, Rossana Patrícia, há capacidade para atender pelo menos 300 pessoas ao dia. "A rede de assistência precisa se preparar e esta unidade é mais uma opção", disse o Secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal. 

De acordo com Eduardo Farias, que é médico infectologista, a dengue registrou aumento de casos mas se encontra em fase de estabilização, atingindo o ponto tecnicamente chamado de "platô" na taxa de incidência. "A curva de casos apresenta tendência de queda", avaliou Farias. Osvaldo Leal, faz semelhante diagnóstico: "Já estamos percebendo uma estabilização", disse. 

O Governo do Estado, através do grupo técnico de monitoramento da dengue, colegiado composto por técnicos do governo e da Prefeitura, emite regularmente boletim sobre a situação na capital. O centro do Tucumã atenderá a uma população estimada em 60 mil pessoas e se junta às ações do Governo, prefeitura  e mais de 50 instituições que se uniram no combate à doença. A meta é controlar a infestação do mosquito aedes Aegipty (transmissor da dengue), ao levar os agentes de endemias a visitarem 100% dos 118.947 imóveis públicos e particulares da capital até o dia 20 de março e mobilizar a sociedade ampliando a rede de Educação em Saúde. A participação da comunidade é vital nesse processo.

Binho Marques elogiou e assegurou apoio total às medidas adotadas na última quarta-feira, 4, pelo prefeito Raimundo Angelim. Por elas, os agentes de saúde terão  acesso a qualquer imóvel mesmo que o proprietário não esteja presente. Os agentes podem convocar os meios necessários para as ações de combate ao aedes. "O que está em risco é a saúde pública e não podemos titubear", afirmou Marques.

Governador lembra que ações são resultados do Pacto Pela  Saúde  

Governo e prefeitura irão ampliar o monitoramento da dengue com equipe de infectologistas que avaliará o estágio do paciente de modo a prestar o melhor atendimento e o diagnóstico mais precocemente possível. Nesse sistema, os pacientes de outras unidades que apresentem situação mais complexa serão encaminhados ao Pronto Socorro e ao Centro do Tucumã. Aqueles que precisarem de atendimento especializado serão levados para a Fundhacre, onde estão disponibilizados onze leitos para exclusivo do programa de enfrentamento à dengue.  

Tudo o que vem sendo realizado na área de saúde nos últimos meses é resultado, lembrou Binho Marques, do Pacto Pela Saúde. O acordo, que ampliou  e fortaleceu a política de descentralização de recursos e gestão, foi assinado no ano passado pelo governador e o prefeito Raimundo Angelim. "O Pacto Pela Saúde facilitou ações como a contratação de agentes e médicos", exemplificou Marques.

posto_de_saude.jpg

No posto, famílias recebem atendimento especializado nos casos de dengue (Foto: Sérgio Vale/Secom)


"Ficou melhor agora"

A dona de casa Shyrliane de Morais Ferreira levou o filho  Derick de Morais  Ferreira Melo, de dois anos e meio de idade, para se consultar no Centro do Tucumã uma hora depois da abertura oficial ao atendimento público. "O Derick está com febre e umas pintinhas pelo corpo", relatou Shyrliane, que ficou sabendo "por acaso" que o centro estava funcionando. "Eu estava passando por aqui para ir a outro posto de saúde quando vi  movimentação. Entrei e já estou sendo atendida", contou.  "Ficou melhor agora, perto de casa", concluiu.

Deputados aprovam iniciativa 

{xtypo_quote}Hoje a gente começa a sentir a diferença entre a situação passada, quando não tínhamos o Pacto Pela Saúde e a pára-estatal de saúde.  A saúde não pode ter burocracia.

Luiz Tchê, presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}O governador Binho e o prefeito Angelim demonstram, com a abertura de novos espaços para atender a população, que estão sentido o sofrimento  do povo com a dengue. A sensibilidade deles se transforma em ações práticas.

Moisés Diniz, líder do Governo na Aleac{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Este centro está muito. Estive aqui no lançamento da obra e agora posso ver o resultado do esforço do governo em promover a saúde no Acre.

Thaumaturgo Lima, 1º secretário da Mesa Diretora da Aleac{/xtypo_quote}

{xtypo_rounded2}

NÚMEROS

60 mil pessoas serão beneficiadas diretamente pelo Centro de Saúde do Tucumã

100 profissionais de diversas áreas da gestão e da medicina estarão atuando 24 horas ao dia no CS Tucumã

300 pessoas podem ser atendidas diariamente naquela unidade. Para internamento, há 40 leitos.

{/xtypo_rounded2}

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter