Bibliotecas da Floresta e Mário de Andrade firmam parceria

Durante reunião, foi firmada a parceria entre as bibliotecas (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Durante a reunião, foi firmada a parceria entre as bibliotecas (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Com o intuito de conhecer a Biblioteca da Floresta e fechar parcerias, o diretor da Biblioteca Mário de Andrade (SP), Luiz Armando Bagolin, acompanhado pelo supervisor de Planejamento, Fabricio Reiner de Andrade, visitou nesta quinta-feira, 18, a instituição.

A Biblioteca Mário de Andrade é a segunda maior do país e dará início ao processo de digitalização de seus periódicos. Na oportunidade, o diretor falou sobre o desejo de incluir a Biblioteca da Floresta nesse projeto, que prevê a criação de uma base nacional, onde tudo ficará disponível e devidamente referenciado.

Com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será montado um laboratório para garantir a demanda de periódicos, incluindo jornais e revistas, que precisam ser digitalizados.

“Nós vimos que poderíamos contar com o acervo de obras de referência e de preservação de grandes bibliotecas de todo o país, e a Biblioteca da Floresta vai fazer parte disso”, frisou Bagolin.

O projeto poderá construir uma base maior de leitores, com uma tecnologia que permitirá que manuscritos e obras raras sejam encontradas. “Tudo ficará referenciado, de modo que todos os arquivos originais tenham a identificação do local onde eles estão sendo preservados”, completa.

Na oportunidade, os representantes da Mário de Andrade conheceram todos os espaços da Biblioteca da Floresta (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Na oportunidade, os representantes da Mário de Andrade conheceram todos os espaços da Biblioteca da Floresta (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Para a coordenadora da Biblioteca da Floresta, Sandra Silva, a parceria vem para fortalecer o trabalho já desenvolvido pela instituição: “É o início da construção de uma rede de bibliotecas de todo o Brasil, em que poderemos disponibilizar obras raras que contam do nosso processo de formação histórico-político para pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral. Esse é o diálogo entre a tradição e a modernidade, que é o eixo do trabalho da Biblioteca da Floresta”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter