'Projeto Recode'

Biblioteca Pública Padre Trindade, de Cruzeiro do Sul, é destaque nacional

A Biblioteca Pública Padre Trindade, de Cruzeiro do Sul, representou o Acre no Projeto Recode Bibliotecas, classificando-se em segundo lugar na primeira etapa. Dez bibliotecas de quatro regiões do Brasil foram premiadas por práticas de inovação e sustentabilidade, além de transformação social e digital em seus municípios. O projeto Recode Bibliotecas tem parceria com o Movimento Bem Maior, cujo objetivo é fortalecer uma rede de bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e universitárias em todo o país.

Biblioteca Pública Padre Trindade, de Cruzeiro do Sul, representou o Acre no Projeto Recode Bibliotecas, tendo obtido o segundo lugar na primeira etapa Foto: Asscom

Em duas edições, realizadas em 2019 e 2020, os profissionais participantes receberam uma formação diversa para que pudessem traçar uma nova programação a partir de uma pesquisa da comunidade, entendendo como a biblioteca poderia contribuir para o desenvolvimento local em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Ao todo, foram realizadas dez formações durante todo o projeto por meio de uma extensa programação chamada de percurso formativo. As duas fases impactaram mais de 1.400 pessoas em cursos de tecnologia oferecidos às instituições participantes.

O reconhecimento buscou valorizar profissionais e espaços que lideraram a elaboração e implementação de atividades inovadoras a partir das demandas identificadas em cada município. As cinco primeiras colocadas de cada fase ganharam equipamentos para apoiar o uso de tecnologia em seus espaços, como notebooks (1º e 2º lugar), TV de 32″ (3º lugar), datashow (4º lugar) e impressora multifuncional (5º lugar).

A Padre Trindade conseguiu se classificar em 2º lugar. “Apesar das dificuldades encontradas durante o percurso do projeto, em nenhum momento a equipe pensou em desistir. ‘Equipe unida jamais será vencida’ é o nosso lema”, relata coordenadora da biblioteca, Milena Oliveira.

Área interna da Biblioteca Biblioteca Pública Padre Trindade, de Cruzeiro do Sul, que representou o Acre no Projeto Recode Bibliotecas, obtendo o segundo lugar na primeira etapa Foto: Asscom

Conheça as iniciativas vencedoras:

PREMIADAS DA FASE 2019

1º – Biblioteca Centro Cultural Grande Bom Jardim – Fortaleza (CE)

2º – Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade – Cruzeiro do Sul (AC)

3º – Biblioteca Pública Municipal Epifânio da Fonseca Dória – Poço Verde (SE)

4º – Biblioteca Pública Municipal de Eldorado do Sul – Eldorado do Sul (RS)

5º – Biblioteca Pública Municipal Sólon Emanuel – Tomé-Açu (PA)

PREMIADAS DA FASE 2020

1º – Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré – Vila Nova do Piauí (PI)

2º – Biblioteca Municipal Prof. Alencar Assis – São Sebastião do Paraíso (MG)

3º – Biblioteca Pública Municipal Viveiro das Letras – Porto Velho-RO

4º – Biblioteca Beatriz Schwab – Brasília (DF)

5º – Biblioteca Pública Municipal de Pojuca – Pojuca (BA)