Ação construída pelo corpo técnico pretende envolver também os usuários da instituição
Durante seis meses, cada um dos servidores da Biblioteca da Floresta Marina Silva contribuiu para a construção da Agenda Ambiental, ação educativa que integra programa do Ministério do Meio Ambiente extensivo a todo o corpo da administração pública. Nesse período, a equipe estudou a agenda, pesquisou e refletiu sobre os critérios que se adequam à instituição em trabalho que resulta no lançamento nesta quinta-feira, às 17 horas, da A3P da Biblioteca da Floresta.
A agenda revê as bases de consumo, principalmente no serviço público, setor que mais compra e gera resíduos no país. Entre os pontos prioritários discutidos entre os servidores e que constam na agenda, estão economia de energia, contenção de desperdício de água, redução do consumo de papel (com incentivo à reutilização do produto) e encaminhamento de resíduos recicláveis gerados na biblioteca para a Associação de Catadores.
Copo emblemático – Os usuários serão envolvidos também na ação com o objetivo de difundir as práticas adotadas para estimular atitudes solidárias de preservação do planeta. A partir de amanhã, cada usuário cadastrado receberá um copo permanente, retrátil para conter o consumo de copos descartáveis, que, dependendo do número de visitantes, pode chegar a 500 unidades ao dia. A meta é eliminar o uso do copo descartável na Biblioteca Marina Silva em um ano. “Esse não é o ponto principal da agenda, mas serve como um emblema da ação”, explica a coordenadora Fátima Silva.
O lançamento da Agenda Ambiental terá intervenção teatral criada pelos servidores. “Isso é importante. A agenda não é uma coisa apenas do gestor, do chefe, mas é do grupo de servidores”, explica Edegard de Deus. Os servidores compõem ainda a comissão gestora.
{xtypo_download}Conheça a aqui Agenda Ambiental da Biblioteca da Floresta que estará disponível no site da instituição até a próxima semana.{/xtypo_download}