enchente

Baseada em prognóstico da CPRM, Defesa Civil diz que Rio Acre deve continuar subindo

O coronel reformado Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil do Estado do Acre, comentou na tarde deste domingo, 26, sobre as enchentes que têm afetado os municípios da Bacia do Rio Acre.

Caso se confirme o prognóstico, nível do Rio Acre, em Rio Branco, poderá variar de 16,50m a 17,50m. Foto: Dhárclues Pinheiro/Sejusp

Caso se confirme o prognóstico de precipitação pluviométrica da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) para a região, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, poderá variar de 16,50m a 17,50m.

Segundo Batista, a Defesa Civil se baseia em dados da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), uma empresa governamental brasileira, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com atribuições de Serviço Geológico do Brasil.

Coordenador da Defesa Civil acredita que a água não cobrirá o Calçadão da Gameleira Foto: Dhárclues Pinheiro/Sejusp

“Temos prognóstico de precipitação pluviométrica da CPRM para a região do Alto Acre indicando que o nível do Rio Acre, em Rio Branco, poderá ficar acima de 16,50m. Isso é apenas um prognóstico. Não chegaria a cobrir o Calçadão da Gameleira, mas transtornaria a vida de mais famílias na cidade”, disse.

O coordenador estadual da Defesa Civil disse que está apostando na estabilidade dos mananciais da região.

Nas últimas horas, em Assis Brasil, o nível do Rio Acre baixou 1 metro; em Brasileia, subiu 13 centímetros; em Xapuri, subiu 22 centímetros; em Rio Branco, baixou 1 centímetro em relação à leitura feita às 9 horas, mas voltou a subir para 16,47 metros ao meio-dia, e, no Riozinho do Rola, o nível subiu 7 centímetros.

Nas últimas horas, nível do rio em Brasileia subiu 13 centímetros Foto: Raylanderson Frota/Secom

“O prognóstico é o rio continuar subindo e, de acordo com a CPRM, o nível pode atingir a cota de 17,50 metros, caso as previsões de chuvas para os próximos dias se confirmem. Vamos continuar monitorando e torcendo para não subir tanto”, concluiu o coordenador da Defesa Civil.