Banda de música da PM leva alegria e bem estar a pacientes do Hospital do Idoso

O Projeto “Tocando a Vida” foi criado pela Banda da Polícia Militar do Acre (PMAC) em março 2019 com a finalidade de levar alegria, cultura, e aproximar  mais a corporação da sociedade, por meio de ações compensatórias e de caráter social.  A iniciativa visa melhorar o bem estar e a saúde de pacientes dos hospitais, casas de apoio e abrigos em Rio Branco.

Sob a coordenação da banda de música da PM e dirigidos pelo tenente Everaldo Silva, os músicos policiais militares visitam diversos locais em ações sociais. O trabalho dos policiais músicos do projeto não se restringe apenas às tocatas, às apresentações em órgãos públicos, às recepções de autoridades e tradicionais cantatas de Natal em finais de ano. O maior objetivo é que o trabalho possa ir além dos quartéis e toque a vida das pessoas.

Projeto objetiva levar alegria e bem estar ás unidades hospitalares e abrigos. (FOto: Katiussi Melo)

Nesta terça-feira, 4, o projeto foi ao Hospital do Idoso. por meio de  melodias e acordes levou alegria e descontração aos presentes. Para a terapeuta ocupacional do Hospital do Idoso, Iara Janaína, a iniciativa  proporciona bem estar tanto para os pacientes, quanto para os servidores. “Além de auxiliar na recuperação, a música é uma forma de resgate da fé e esperança para quem está debilitado ou triste. Esperamos que esse trabalho converta-se em ganhos para a autoestima e, consequentemente, para a saúde geral das pessoas, e dessa forma, tocando as músicas com as quais o público-alvo tem um vínculo afetivo, é possível criar um ambiente acolhedor e empático”, destacou a terapeuta Iara Janaína.

A música é um aliado poderoso contra a depressão, por melhorar tantos os aspectos físicos e emocionais, proporcionando prazer e oportunidades para a expressão das emoções. “Isso ajuda os pacientes a trabalharem melhor sentimentos como perdas e tristezas”, completou o tenente Everaldo.

Música é poderoso aliado no tratamento de várias doenças. (Foto Katiussi Melo)

O aposentado, Manoel da Silva,  recordou momentos especiais. ‘Eu me lembrei dos tempos que dançava com minha esposa em festas, que tocavam a música boa de se ouvir, e sinto até melhor depois de ouvir todas essas canções, sinto um alivio em minha mente” comentou seu Manoel.

Integram o projeto ” Tocando a Vida”, o  tenente Everaldo (clarinetista e autor do projeto), sub-tenente Marcone (percussão), sargento Batista (cavaquinho e voz), sargento Mário Cavalcante (violão, voz), soldado Dourado (voz) e pelo sargento Boaventura ( teclado). A regência é responsabilidade do capitão Dejair Vasconcelos. O projeto conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Acre.

Nas diferentes instituições onde se apresentou, o “Tocando a Vida” emocionou pacientes, acompanhantes, médicos, colaboradores e visitantes das unidades visitadas.