Banco de Leite Humano de Rio Branco recebe Certificado de Excelência

O Acre, representado pela equipe da Divisão de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), participa do II Fórum ABC – Fiocruz – Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, que teve início na última segunda-feira, 21, e se estende até sexta-feira, 25, em Brasília (DF).

Certificado é entregue como forma de reconhecimento ao trabalho dos bancos de Leite (Foto: Cedida)
Certificado é entregue como forma de reconhecimento ao trabalho dos bancos de Leite (Foto: Cedida)

Nesta quarta-feira, 23, durante o Fórum, o BLH de Rio Branco recebeu o Certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano – categoria Ouro – do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH). O certificado é entregue como forma de reconhecimento da atenção dos bancos no trabalho de coleta, seleção, acondicionamento e distribuição de leite humano.

“Com essa certificação, o BLH passa a ser credenciado no programa IberBLH. Isso representa o reconhecimento aos esforços do governo do Estado no incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite humano para os recém-nascidos impossibilitados de mamar no peito”, disse Priscylla Aguiar, da Divisão de Saúde da Criança da Sesacre.

Para receber a certificação, o BLH de Rio Branco foi avaliado em critérios como qualidade na assistência, leite pasteurizado, capacitação profissional, qualificação do coordenador e qualidade dos equipamentos em uso, por exemplo.

“É muito gratificante receber esse reconhecimento, pois os esforços para dar continuidade ao trabalho do Banco de Leite são muito grandes. É um incentivo a mais para continuar prestando esse serviço cada vez melhor”, disse o coordenador do BLH, Hélio Pinto.

Banco de leite

O Banco de Leite da MBH funciona há 14 anos, 24 horas por dia, e tem como objetivo suprir a necessidade da unidade para bebês prematuros e de baixo peso. Em média, 10 bebês recebem leite doado, diariamente, na maternidade.

A Maternidade disponibiliza um serviço grátis, por meio do número 0800-6471060, para auxiliar mães com dificuldade na hora da amamentação e fazer o cadastro das que desejam ser doadoras.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter