Para promover a cooperação socioprodutiva gastronômica e o aporte financeiro ao programa de gastronomia do Acre, a primeira-dama Marlúcia Cândida participou de agenda com o presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Enrique Garcia, na segunda-feira, 20, em Brasília.
O encontro também contou com a presença do diretor-representante do CAF no Brasil, Victor Rico, do diretor da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA) Dande Tavares e do procurador do Estado Armando Melo.
Marlúcia apresentou as ações do programa desenvolvido pelo governo do Acre e ressaltou a importância da cooperação com o CAF no campo do desenvolvimento humano, cultural e socioambiental.
Enrique Garcia falou do empenho do CAF em apoiar o programa e garantiu a cooperação e o apoio financeiro para definir o modelo de gestão para o setor que melhor se ajuste as necessidades do Estado.
“Ficamos contentes com o resultado da reunião. O CAF aguardará carta do governo solicitando a cooperação e apoio financeiro, a fundo não reembolsável, bem como sugerindo uma missão técnica ao Acre para conhecer o programa”, disse Marlúcia.
Cooperação e consultorias
Como estratégia de ação para o programa de gastronomia essa é a quarta agenda de visitas realizada a projetos e encontros com representantes de instituições de financiamento que promovem o setor. A primeira ocorreu em setembro de 2016, em Lima, durante um dos maiores eventos de gastronômicos do Peru, a Feira Mistura, organizada para mostrar a rica biodiversidade e riquezas do país.
Outra ação foi o encontro do governador Tião Viana e da primeira-dama Marlúcia Cândida com Kimbal Musk, dono da rede de restaurantes The Kitchen Cafe, LLC, no Colorado (EUA).
A terceira ação foi em La Paz, em fevereiro deste ano, com visitas em duas das dez escolas do Manq’a- Gastronomia local para um futuro melhor, ao projeto do Restaurante Gustu e reunião com a coordenadora regional do ICCO Cooperação Sulamérica, Conny Toornstra e com o coordenador do Manq’a, Ariel Tito.