Bairro do Taquari recebe ações de policiamento comunitário

IMG-20150602-WA0008
Equipes da Integração Social realizam visitas e conversas durante toda a semana (Foto: Cedida)

Após as operações repressivas realizadas pela Segurança Pública na região do Taquari, em Rio Branco, o policiamento comunitário iniciou um acompanhamento no bairro. O objetivo é apoiar as famílias que vivem na localidade, além de realizar orientações e mediação de conflitos. O trabalho teve início ontem, 2, na Escola João Mariano, com palestras sobre ações preventivas.

A ação comunitária se dá por meio da parceria entre as secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp) e de Educação e Esportes (SEE). Durante esta semana, os agentes realizam palestras alusivas aos direitos e deveres dos adolescentes, violência familiar, abuso sexual, drogas e suas consequências.

“Este trabalho tem por objetivo levar ações de cidadania até a comunidade do Taquari, a começar pelos jovens que são o futuro de nossa sociedade”, esclareceu a coordenadora do Departamento de Integração Social, delegada Maria Lúcia Jaccoud.

Maria Lúcia diz ainda que nos próximos dias será desenvolvido um trabalho mais próximo às residências. Haverá entrega de materiais informativos, como folhetos e cartilhas com dicas de segurança e informações sobre o Disque Denúncia (181 e 197) e os serviços de emergência (190 e 193).

A Sesp realiza o levantamento de dados dos boletins de ocorrência (BOs) registrados naquela região para que seja implantado o 3º passo das ações comunitárias: a mediação de conflitos. A proposta é convidar, para uma espécie de Pequenas Causas entre os moradores, as partes nos casos de crimes e reclamações de menor potencial, como intrigas entre vizinhos e familiares e perturbação da tranquilidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter