O Carnaval da Família 2024 começou. Ao entardecer desta sexta-feira, 9, o evento promovido pelo governo do Acre conduziu uma emocionante homenagem aos bailes de antigamente com o tradicional Bloco da Terceira Idade. A celebração, que ocorreu na Gameleira, palco da folia em Rio Branco, reuniu idosos e foi marcada por nostalgia, alegria e muita animação.
Vestidos com roupas coloridas, cheias de brilho e repletos de energia, os participantes do baile resgataram memórias de carnavais e bailes passados, revivendo os tempos de folia e descontração. Ao som do Grupo Baile no Seringal, resgatando um forro pé de cerra, os foliões dançaram e cantaram com entusiasmo, demonstrando que a idade não é empecilho para se divertir e aproveitar a vida.
“É a primeira vez que venho para o Carnaval da Família e estou achando tão divertido e organizado”, afirmou Antônia Alves, aposentada de 66 anos, que, acompanhada de suas amigas, decidiu que esse curtiria o Carnaval. O bloco contou com uma atmosfera familiar e acolhedora, onde os idosos puderam compartilhar momentos de felicidade e camaradagem.
Enquanto para Antônia Alves foi a primeira vez, para a dançarina Cláudia Araújo, este foi mais um ano curtindo e levando alegria por onde passa. “Com o tempo da pandemia, a gente perdeu muito, mas eu amo Carnaval e estou achando o Carnaval desse ano maravilhoso, animação total”, celebrou.
Além de diversão e entretenimento, o Baile da Terceira Idade também marcou a abertura do Carnaval da Família e proporcionou ao Grupo Baile no Seringal a oportunidade de trazer o forro do Casarão para a folia. “Foi uma emoção e uma honra muito grande poder tocar em um palco dessa magnitude. Geralmente, estávamos acostumamos com o palco do Senadinho ou do Casarão, mas nesse foi incrível”, declarou o músico e proponente Gilberto Paz.
O Carnaval da Família 2024, com seu Bloco da Terceira Idade, reafirmou o compromisso do governo do Acre em valorizar a cultura local, promover a inclusão social e proporcionar momentos de alegria para todas as gerações. Por meio de iniciativas como essa, o estado se consolida como um destino de Carnaval único, que preserva as tradições e celebra a diversidade de seu povo.